PS falha audição parlamentar com precários do CHO

0
747

O PS, tal como o CDS, não se fizeram representar na audição parlamentar com os Precários do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), que teve lugar no passado dia 3 de Outubro na Assembleia da República. A audição, promovida pela Comissão de Trabalho e Segurança Social, surgiu na sequência da entrega de uma petição pela integração nos quadros de todos os trabalhadores precários dos hospitais das Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche.
Na audição estiveram presentes os deputados Carla Barros (PSD), José Soeiro e Heitor de Sousa (BE) e Rita Rato (PCP). Mas segundo nota de imprensa do Movimento Precários do CHO, faltaram os representantes dos restantes grupos parlamentares: PS, CDS e PAN. Os trabalhadores lamentam sobretudo a ausência de um representante do PS “dada a responsabilidade no Governo e na resolução deste problema em concreto”, referem na mesma nota.

Durante a audição, as funcionárias descreveram a sua vida quotidiana no interior dos hospitais e apresentaram provas em como respondem a necessidades permanentes e essenciais ao funcionamento dos serviços. “Denunciámos ainda a desigualdade de tratamento ao nível de pagamentos e horários entre trabalhadores que executam as mesmas funções e estão mediados por empresas de prestação de serviços”, refere o documento.
O relator da comissão parlamentar, José Soeiro,  considerou inaceitável a existência de trabalhadores de primeira e de segunda categoria e que as práticas descritas “são vergonhosas para o país”. O deputado informou que vai realizar pedidos de informação ao Ministério da Saúde, à administração do CHO e à Comissão de Avaliação Bilateral para que possam dar todos os elementos a incluir no relatório que será votado pelo Parlamento.