Para o presidente da Federação Distrital de Leiria do PS, António Sales, um bom resultado no distrito será ganhar a maioria das suas câmaras.
O dirigente político esteve nas Caldas, no passado dia 20 de Dezembro, numa reunião da comissão distrital, onde foram ratificados os nomes dos primeiros seis candidatos autárquicos. O processo terá que estar concluído até Março, antes da Convenção Nacional.
O advogado Luís Patacho nas Caldas da Rainha, o professor Vítor Rodrigues em Óbidos, o farmacêutico Ricardo Fernandes no Bombarral, e os actuais presidentes de Câmara na Nazaré e Figueiró dos Vinhos, respectivamente, Walter Chicharro e Jorge Abreu, são os cinco primeiros candidatos socialistas conhecidos para as próximas eleições autárquicas de 2017.
Estes nomes foram ratificados na reunião da comissão politica distrital, que decorreu no passado dia 20 de Dezembro, na sede da União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e S. Gregório, nas Caldas da Rainha.
Trata-se, de acordo com António Sales, de um processo faseado, porque “decorre em tempos diferentes” nas várias concelhias. O responsável realçou que não pretendem “bloquear nem melindrar a evolução dos processos” pois a avaliação dos candidatos é feita por cada estrutura local. Ficam agora 11 concelhias para ratificar numa próxima comissão política distrital, que decorrerá em Fevereiro, sendo que em Março o processo terá que estar fechado, a tempo de todos os candidatos serem apresentados na convenção nacional do PS.
Para António Sales, um bom resultado para o PS distrital nas próximas autarquias será ganhar a “maioria” das câmaras do distrito. Embora consciente que está num distrito de matriz sociológica muito difícil para o PS, acredita que, “com o trabalho local e a governância nacional, conseguiremos um bom resultado nas autárquicas”.
É da estrutura local a responsabilidade da escolha do candidato, mas António Sales não esconde a sua satisfação pessoal com a opção por Luís Patacho para as Caldas, destacando as suas qualidades. “É um candidato muito sério, competente, com um grande conhecimento na área do poder local, pelo que estou muito esperançado que teremos um bom resultado”, disse. A concelhia caldense está agora a terminar a preparação das listas para as freguesias. A presidente, Sara Velez, garante que o PS irá concorrer a todas as freguesias, mas não quis definir ainda os nomes dos cabeça de lista.
Também em Óbidos está em fase de conclusão as listas de candidatos aos vários órgãos autárquicos. O coordenador deste processo, Fernando Ângelo, disse que o PS irá concorrer a todas as juntas, com candidaturas próprias ou apoiando independentes.
Conhecido é já o candidato à Câmara. O professor e actual vereador na oposição, Vítor Rodrigues foi eleito por unanimidade na comissão política, que acredita que se trata do candidato para ganhar a Câmara de Óbidos. Esperam também reconquistar algumas das freguesias que já tiveram no passado.
Vítor Rodrigues diz que avançou por “ter ideias para Óbidos e querer colaborar no crescimento do concelho”. Dada a sua actividade profissional (professor), diz que não lhe pode ser indiferente a área da Educação, para a qual tem projectos diferentes dos realizados pelo actual executivo. Vítor Rodrigues foi, inclusivamente, candidato a director do Agrupamento de Escolas Josefa de Óbidos.
“Acho que há muito trabalho para ser feito e a requalificação de alguns espaços”, diz, acrescentando que não se pode apenas dizer que Óbidos está no mapa, é preciso que “quando as pessoas cá vêm, o vejam dignificado e com uma imagem sóbria para levar essa ideia”.
Em relação a Leiria, o presidente da federação distrital, António Sales, não está preocupado que o candidato socialista (que ainda não é conhecido) possa vir a ter Fernando Costa como adversário. “Respeitamos todos os adversários políticos, mas não os diferenciamos. Temos a nossa estratégia própria e vamos lutar em Leiria por revalidar a maioria que temos neste momento”, concluiu.