Socialistas querem mais apoio social e atenção para a freguesia de Santo Onofre

0
667
- publicidade -

O Centro da Juventude foi o ponto de encontro dos socialistas em mais uma reunião com as populações das freguesias caldenses, desta feita a de Santo Onofre, a 11 de Maio.
A candidata à Junta de Freguesia, Maria Antónia Nogueira, destacou a precariedade que se vive na freguesia com um aumento “muito preocupante” dos casos de assistência social. Socorrendo-se de dados estatísticos, explicou que 2009 havia 148 beneficiários de apoios sociais, enquanto que este ano esse numero já subiu para 478. “De 63 famílias em dificuldades, passámos para 174 famílias”, informou Maria Antónia Nogueira, acrescentando que os candidatos a benefícios sociais e apoio por parte da junta têm idades entre os 31 e os 50 anos.

Para a candidata socialista é urgente que as propostas eleitorais espelhem esta realidade e assentem na importância de apoiar os mais desfavorecidos.
O candidato à Câmara pelo PS, Rui Correia, falou da necessidade de integrar no perímetro da freguesia equipamentos culturais que a afirmem como espaço de cultura e criação e, por outro lado, de declarar “guerra aberta à sujidade e à poluição visual desta freguesia com pinturas grafitadas sem qualquer valor estético e que nada têm a ver com graffiti”. De acordo com a nota de imprensa do PS, Rui Correia mostrou-se também disponível para “contestar o desprezo com que esta freguesia foi tratada no plano das obras de regeneração urbana que ignoraram completamente Santo Onofre, sem qualquer explicação aceitável”.
Para o candidato socialista é “urgente” re-humanizar locais actualmente descaracterizados como a Cidade Nova, com a implantação de espaços verdes seguros, e atribuir às associações e aos bairros de Santo Onofre competências e orçamentos justos para poderem desempenhar as suas funções como fomentadores de integração cultural e solidariedade social.
Rui Correia considera que um concelho tem de conhecer e explorar devidamente a sua riqueza e a sua diversidade, recusando uma visão monocêntrica de cidade. “Um ambiente urbano de convivências plurais impõe que vejamos todas as freguesias como pólos de desenvolvimento e de especificidades únicas que precisam de ser estimuladas e racionalmente apoiadas”, disse, defendendo a criação de uma rede associativa que permita a gestão e partilha de recursos, pessoas, aptidões e combater o desperdício de dinheiros, valências, equipamentos e energias.

- publicidade -

Uma volta pelos problemas da freguesia

O estado “lamentável” da estrada das Águas Santas, assim como a degradação em que se encontram os balneários naquele local, “cujo tecto ameaça colapsar e começa a servir de abrigo a elementos estranhos aos equipamentos que ali se sediam”, foram algumas das preocupações manifestadas durante o encontro.
Os socialistas referem também a necessidade de limpeza das valetas, que se encontram entulhadas, nomeadamente na zona do Alto dos Moinhos, assim como a manutenção dos passeios no Bairro dos Arneiros e a colocação de sinalização nas estradas.
No caso do Bairro das Morenas, foi tornada pública a necessidade de reparação dos lavadouros, tal como do gradeamento do parque infantil, que está danificado há algum tempo. Foram também apresentadas fotos de uma “lixeira a céu aberto em pleno espaço urbano junto da ponte” e denunciado o “péssimo estado em que se encontra o arruamento por trás do supermercado Aldi e o lixo que se encontra no rio dos casais da ribeira”, refere o PS na referida nota de imprensa.
O talude por baixo do viaduto junto à Expoeste apresenta fissuras, “cujo perigo de abatimento cumpre verificar”, realçam os socialistas, que também querem ver resolvida a situação rodoviária no acesso que desce do Monte Olivett até ao supermercado E. Leclerc. Nesta visita virtual pela freguesia, foram também defendidas medidas de protecção para a estação elevatória, que tem um poço de grande profundidade com acesso livre, constituindo um elemento de risco a quem ali se desloca.
Presente no encontro, o vereador Delfim Azevedo, revelou os principais assuntos tratados em reunião do executivo, nomeadamente os que se prendem com os serviços de saúde, a questão do hospital termal e a celebração do feriado municipal.
O próximo encontro autárquico terá lugar em Salir de Matos durante o mês de Junho. F.F.

- publicidade -