Clínica disponibiliza serviço para empresas. Objetivo passa por atuar na prevenção.
Uma equipa de fisioterapeutas da Physioclem visitou, recentemente, várias fábricas na Grande Lisboa e no concelho de Alcobaça, com o objetivo de atuar na prevenção, tratamento e manutenção do trabalhador. Em contexto de trabalho, são abordados aspetos como a ergonomia, a atividade física laboral, a biomecânica e a recuperação de desconforto físico.
“Estar no ambiente do trabalhador permite-nos fazer uma análise direta de qual a posição e os comportamentos que a pessoa adota no exercício da sua atividade, tendo, assim, aplicabilidade imediata”, salienta o fisioterapeuta Marco Clemente.
O responsável pela empresa considera que este tipo de ações permite estimular os trabalhadores “para a adoção de um estilo de vida saudável, nomeadamente através da prática de exercício físico”. “Além disso, trazemos informação importante para o seio dos nossos profissionais, para que possamos, em contexto de clínica, aconselhar os nossos pacientes da melhor maneira”, frisa o alcobacense.
Tendo em conta que as doenças profissionais podem ser desenvolvidas tanto em contexto de trabalho fisicamente sedentário (posturas estáticas e prolongadas), como em trabalhos fisicamente exigentes (movimentos repetitivos e cargas excessivas), a Physioclem, clínica de fisioterapia que está há vários anos presente nas Caldas da Rainha, delineou um conjunto de “ações de promoção de saúde em contexto laboral”, que procuram prevenir “o surgimento/desenvolvimento de lesões musculoesqueléticas, através de exercício físico focado nas necessidades de cada indivíduo, na sua sensibilização para melhores hábitos gerais de saúde e em alterações posturais que potenciem a eficiência de cada tarefa.