Setor social e tecnologias do sistema de saúde em foco no Fórum do Montepio

0
184

Evento, que irá decorrer no auditório da OesteCIM encerra as comemorações dos 75 anos da Casa de Saúde da associação mutualista.

O auditório da Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) recebe hoje, quarta-feira, 30 de novembro, o primeiro Fórum Montepio Rainha D. Leonor, um evento que irá decorrer entre as 10h00 e as 17h00 e que tem como grande tema: “O Montepio Rainha D. Leonor no Setor Social da Saúde”.
Esta iniciativa da associação mutualista pretende colocar em debate dois grandes temas. Se, durante a manhã, o foco estará no “Setor Social da Saúde”, durante a tarde irá discutir-se “A Inovação e o Futuro do Sistema de Saúde”. Questões cada vez mais prementes e que estão na ordem do dia.
O primeiro Fórum do Montepio Rainha D. Leonor, que terá entradas livres, assinala o encerramento do programa de celebração do 75º aniversário da fundação da Casa de Saúde.
A abertura dos trabalhos, às 10h00, estará a cargo do presidente do Conselho de Administração do Montepio Rainha D. Leonor, Francisco Rita, seguindo-se o primeiro painel, em que o presidente da Câmara das Caldas da Rainha,Vítor Marques, irá abordar a relação da instituição com a cidade e o presidente da OesteCIM, Pedro Folgado, irá fazer uma análise do “Papel do Setor Social na Comunidade do Oeste”.
A antiga ministra da Saúde, a socialista Maria de Belém Roseira fará uma preleção intitulada “Que futuro para o setor social da Saúde?” e a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, a leiriense Isabel Damasceno, irá explorar o tema do “Financiamento do Setor Social e a da Sua Capacitação Tecnológica”.
Durante a parte da tarde do Fórum do Montepio, a partir das 15h00, estará em foco “A Inovação e o Futuro do Sistema de Saúde”.
Na primeira apresentação da tarde, José Mendes Ribeiro, membro do Conselho de Administração do Centro de Saúde Digital, virá às Caldas da Rainha falar sobre “Os Serviços de E-Saúde e as Ferramentas Tecnológicas Necessárias”.
De seguida, João Figueiredo, auditor de Defesa Nacional e especialista em mercados de saúde, irá apresentar a “Revolução Digital na Saúde”, abordando temas como a inteligência artificial e a big data na saúde.
Segue-se uma apresentação daquilo que tem sido feito ao nível da “Transição Digital do Montepio Rainha D. Leonor”, a cargo do vogal do Conselho de Administração da instituição, Paulo Ribeiro.
A sessão de encerramento do primeiro Fórum Montepio Rainha D. Leonor estará a cargo do vice-presidente da REDEMUT e vice-presidente do Montepio Geral, Fernando Amaro, que na sua apresentação irá explanar “O Papel das Associações Mutualistas no Setor Social”.