Zé Povinho saúda respeitosamente o jornalista, que também é Presidente, Marcelo Rebelo de Sousa, a quem agradece os parabéns que na sua notável crónica dirige a todos os colaboradores da Gazeta das Caldas, sentindo-se particularmente lisonjeado com a óbvia referência à sua figura, a que o ilustre convidado desta edição chama “espírito da portugalidade”.
Nem mais, Senhor Presidente. Certeiro e justo no encómio! É nesta figura, tosca apenas na aparência, que todos os portugueses se reveem no Espelho, como se comprova aqui numa página ao lado, no cartoon do Luís Afonso.
Bem haja e volte sempre. Zé Povinho fica à sua espera para a edição especial do centenário.
Zé Povinho nasceu num jornal, na 5ª edição de “A Lanterna Mágica”, no longínquo ano de 1875, e viveu sempre em jornais e revistas, ou não fosse o seu criador um eminente jornalista. Neste ambiente, com o cheiro do papel e da tinta, sente-se como peixe na água. Instalado desde há vários anos na última página da Gazeta das Caldas, tem assistido, solidário, à resiliência deste jornal, que vai dobrando todos os cabos das tormentas, a caminho do centenário. Permite-se, por isso, com a devida vénia, fazer suas as palavras do Senhor Presidente da República: Parabéns Gazeta das Caldas!