A Semana do Zé Povinho

0
19

Hoje em dia, a existência nos locais públicos de desfibrilhadores é uma exigência básica para prevenir doenças súbitas do foro cardiológico. Nos países mais ricos e desenvolvidos é um equipamento quase de uso comum, bem como a existência de pessoas qualificadas para operarem com os mesmos.
Ao conhecer a decisão do município de Alcobaça de adquirir e instalar um conjunto de 30 equipamentos e formar quase uma centena de operadores, Zé Povinho considera que a autarquia mostra uma preocupação fora de comum e que muito se destaca da realidade nacional. É o próprio município que refere estar a seguir os rácios internacionais, cuja média está várias vezes acima da prática portuguesa.
Está pois, de parabéns, o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio, por esta decisão que, ainda por cima, não é da mais visíveis, mas pode ter uma importância crucial em certos momentos. Se salvar uma vida já valerá a pena.

Numa época de incerteza, de muita insegurança e até desconfiança generalizada, Zé Povinho não pode deixar de lamentar a existência das notícias falsas veiculadas nas redes sociais quanto ao número de infetados com covid-19 e não só.
Sabe-se que, nunca como agora, as fake news são uma realidade e que, na maioria das vezes, o cidadão confunde notícia com boato ou opinião, mas quando se mostram quadros e se “empola” um cenário já de si difícil está-se a aterrorizar a população, podendo gerar até o pânico irracional.
Zé Povinho sabe que o medo nunca é bom conselheiro e apela para que se mantenha o bom senso e a calma e que alguns não ajudem a proliferar as informações sem base fundamentada.