“A Décima Sétima Freguesia”- as Caldas nos States

0
522

As comemorações do 15 de Maio encerraram, como previsto, com a apresentação do livro do radialista João Carlos Costa no salão nobre da Câmara Municipal.
“A Décima Sétima Freguesia” é o título da obra que coloca no papel principal uma associação de emigrantes – Associação Regional Caldense (ARC) – nos EUA, com sede em Newark, que tem como objectivo manter viva a recordação da cidade e apoiar os seus emigrantes.
Ao longo de quase 300 páginas, quase todas com imagens, é feita uma resenha histórica sobre o tema da emigração caldense e apresentados poemas e frases dedicados àqueles que partiram para terras do Tio Sam.
João Carlos Costa lembrou o importante papel dos emigrantes “que nos enriquecem quando apostam na nossa terra e quando nos mostram como é gostar de Portugal”. O autor do livro disse que só encontra este “sentimento forte” no estrangeiro. “Se tivéssemos cá mais força, grande parte da crise que estamos a viver passaria”, afirmou.
O presidente da Câmara, Fernando Costa, revelou que “quando abro este livro encontro sempre mais um motivo que prende a minha atenção”. O autarca, que visita quase anualmente os EUA, diz que é ali que vê o que é “Portugal além fronteiras” e o que é celebrar verdadeiramente o 10 de Junho, Dia de Portugal.
Fernando Costa salientou o importante papel da Associação Regional Caldense, que celebrou 27 anos em Abril, no apoio a qualquer caldense nos EUA e às instituições do concelho, quer através da angariação de fundos, ou da atribuição de bolsas de estudo.
José Casimiro, patrocinador do livro e vice-presidente da Associação, foi lembrado pelo autarca pelo seu importante papel para que “A Décima Sétima Freguesia” pudesse ser concretizada e desta forma imortalizasse o sentimento de todos aqueles que viajam para os EUA e que são ali integrados naquela comunidade. “É ali que sinto o que é ser português e por isso a melhor recordação que levo destes anos à frente da Câmara são as viagens àquele país”, disse Fernando Costa, terminando ao constatar que “as Caldas deve muito aos emigrantes e à Associação Regional Caldense”.
A apresentação de “A Décima Sétima Freguesia” contou com momentos musicais protagonizados pelo cantor caldense Tiago Ribeiro e pela cantora de Rio Maior, Diana Gil e com a presença de “monges” que mostraram o livro à plateia.
No final da sessão o livro pôde ser adquirido por cinco euros e João Carlos Costa autografou a obra.

Ana Elisa Sousa