A partir da amanhã Aljubarrota volta ao tempo medieval

0
664
A recriação da batalha é o ponto alto do evento e decorre na tarde de domingo (Foto de arquivo)

Começa amanhã, 10 de Agosto, às 13h00, mais uma edição do evento Aljubarrota Medieval, que decorre até dia 14. A iniciativa, que já se realiza há mais de 20 anos, evoca a memória da batalha de 1385 que representa uma afirmação da nacionalidade portuguesa contra os exércitos de Castela.
No evento há tavernas com iguarias medievais, como carnes no espeto, enchidos, sopas tradicionais e o afamado pão da padeira Brites de Almeida, famosa por ter aniquilado um grupo de sete castelhanos com a pá do seu ofício. Nas tavernas nas ruas da vila há também queijos, enchidos, licores, doces, mel e compotas.
Aljubarrota regressa ao passado, também com recriações de casamentos medievais, cortejos, torneios a pé e a cavalo, mostras de armas, ceias medievais, acampamento de guerra e espaços de olaria, tecelagem e bordados.
Na tarde de domingo, 11 de Agosto, a partir das 18h00, realiza-se o momento alto do evento: a recriação da Batalha de Aljubarrota, com a participação de centenas de figurantes. No último dia do evento, 14 de Agosto, pelas 18h00, no Celeiro, será lançada a monografia “Aljubarrota, uma freguesia”, coordenada por Saul António Gomes.
Todos os dias há animação, numa terra que durante este período se torna um importante ponto de encontro entre os que emigraram e que nesta altura visitam as suas origens e aqueles que foram ficando pela região.
A entrada é livre.