No final de 2011 fazendo um balanço à animação que é feita no Oeste, destaca-se a grande distância os programas que são desenvolvidos na Vila de Óbidos e, nalguns casos, que se alargam a outras localidades do concelho.

Para muitos observadores bastava manter aquele espaço de arquitectura medieval, que alguns contestam a sua genuinidade, sem qualquer evento para mesmo assim atrair um número elevado de visitantes.
Contudo, Zé Povinho sabe que isso pode ser correcto do ponto de vista patrimonial, mas também não gera os recursos que podem tornar sustentável a vida ali.
Perante este dilema, Óbidos optou pela realização intensiva em certas épocas do ano de realizações que atraem ao velho burgo muitos milhares de pessoas, que animam a economia local e criam algumas centenas de empregos, mesmo com carácter temporário.
Mas, na economia moderna, isto é um factor fundamental de criar riqueza para as regiões, como é provado em muitos locais turísticos espalhados por todo o mundo.
Zé Povinho acha que por vezes nestes eventos falta um pouco mais de imaginação e inovação, mas o mais recente – a Vila Natal – que beneficiou de um tempo inabitual para a época, esteve no tom e na forma certa, agradando a maioria dos visitantes e expositores. Certamente que a este êxito não é alheio o responsável pela organização destes eventos nos últimos anos, que é o José Parreira.
Oestino convicto, Zé Povinho vê com alguma apreensão a decisão do governo em proceder a uma reorganização das actuais Entidades Regionais de Turismo, passando pela sua redução. Em causa estará a perda da autonomia do Oeste enquanto pólo para passar a integrar a região do Vale do Tejo, ficando à mistura com a Grande Lisboa e Estoril/Cascais, que tendem a hegemonizar dinheiros e atenções.

Zé Povinho espera que este território, que se tem vindo a afirmar do ponto de vista turístico, possa continuar a enveredar, orgulhosamente, a marca Oeste e que a administração central, mais do que reestruturar organismos, tenha em conta os que são sustentáveis e lhes dê o respectivo apoio.
A senhora Secretária de Estado Cecília Meireles a quem lhe foi entregue este pelouro anda muito a pairar nestes temas do turismo, certamente só lhe sendo conhecidas algumas competências no turismo de praia…








