Atestar o depósito do automóvel é das tarefas financeiramente mais dolorosas para os portugueses e na passada segunda-feira os preços voltaram a subir. Mas nas Caldas os postos de combustíveis dão alguma folga aos caldenses – é que atestar aqui é mais barato do nas cidades vizinhas.
Não era mentira. No dia 1 de Abril os portugueses que foram ao posto de combustíveis atestar os depósitos dos seus automóveis encontraram preços mais caros do que se tivessem ido na véspera. O preço do gasóleo e da gasolina tem vindo a subir de forma consistente desde 2016 e aproxima-se dos máximos registados em 2012. Mesmo assim os caldenses até têm alguma razão para sorrir, é que nas Caldas da Rainha o preço do litro de combustível é mais baixo do que a média nacional e fica mais barato atestar do que nos concelhos limítrofes e nas grandes cidades vizinhas.
Há uma razão que explica este dado. Nas Caldas existem dois supermercados – o E. Leclerc e o Pingo Doce de Tornada – com posto de combustíveis low cost, e a estes ainda se pode juntar o do Intermaché de Óbidos, que fica bastante próximo da cidade. Estes têm preços por litro concorrenciais, que chegam a ser 14 cêntimos mais baratos no gasóleo e 16 na gasolina do que nos postos das principais gasolineiras.
Se no início da comercialização destes combustíveis deixava os consumidores com alguma incerteza, vários estudos realizados entretanto provaram não haver diferenças significativas entre os combustíveis dos supermercados e os de marca.
Atestar com um combustível de marca branca pode significar, assim, poupanças superiores a 6 euros por depósito (tendo por base para o cálculo depósitos de 40 litros). Se gastar um depósito por mês, a poupança anual pode passar os 70 euros.
Isso leva a que os postos das gasolineiras reduzam as suas margens para poderem ter argumentos nesta “guerra” com os low cost. A título de exemplo, os postos Galp nas Caldas tinham o gasóleo simples a 1,409 euros e a gasolina simples a 1,554 euros por litro. Na mesma marca, os mesmos combustíveis custavam por litro em Alcobaça 1,439 euros e 1,584 euros, e em Leiria 1,444 euros e 1,589 euros, segundo os dados disponíveis no portal maisgasolina.com. Já a BP das Caldas tinha o gasóleo a 1,419 euros e a gasolina a 1,529 euros por litro, um cêntimo mais barato do que a BP de Torres Vedras, segundo o mesmo portal.
COMO POUPAR MAIS
Também para combater os postos de marca branca, as gasolineiras criaram os mais diversos protocolos com entidades e instituições, que garantem descontos em troca de fidelização. Isso acontece com os supermercados, mas também, por exemplo, com a Deco, com os clubes de futebol, com o ACP, com os bancos e até em tarifas com fornecedores de energia doméstica. Mesmo assim, estes descontos raramente ultrapassam os 10 cêntimos por litro.
No entanto, há um plano de descontos que bate até o preço os combustíveis low cost, podendo garantir um máximo de 23% e 25% de desconto num abastecimento. Só é preciso acumular valor em compras no Pingo Doce com o cartão Poupa Mais e abastecer numa BP aderente. Por cada 40 euros em compras, acumula dois euros. Caso consiga acumular valor suficiente com as compras, pode descontar 2,5 euros por cada 10 euros de combustível, em abastecimentos mínimos de 16 litros. Ou seja, se abastecer um depósito de 40 litros com gasolina, deverá gastar perto de 60 euros. Se conseguir o desconto máximo (15 euros), vai poupar por litro 38 cêntimos. Se fizer compras no valor de 160 euros por mês naquele supermercado, já consegue poupar 20 cêntimos por litro no mesmo depósito.