Abriu no início de Setembro a Academia de Desenhos do Bruno & Companhia, na Rua Raul Proença, nº 58, 1. O desenho é o mote deste projecto, mas há outras disciplinas que se praticam naquele espaço, como a Pintura, a Ilustração e a Yoga.
“A minha filha Matilde passou a gostar de desenhar depois de ter tido aulas com o professor Bruno Prates”, contou à Gazeta das Caldas, Filipe Rebelo, pai desta menina que já tinha perdido a confiança em desenhar e pintar após uma má experiência no jardim de infância.
Graças ao projecto CRInfantoon (que decorreu na EB N. Sra. Pópulo), a jovem Matilde recuperou de forma gradual a vontade de representar as suas fantasias através do desenho. “Como o Bruno Prates aceita as propostas, por vezes muito criativas e fantasiosas, dos seus alunos, os miúdos sentem-se seguros com os seus trabalhos. A minha filha hoje desenha de forma segura e sem receios”, acrescentou o pai.
Foi por ter tido um óptimo retorno dos pais dos seus alunos que Bruno Prates decidiu criar uma academia, o que fez em parceria com um casal amigo.
O professor de Desenho, que também é colaborador da Gazeta das Caldas, quer ter alunos de todas as idades, mas se começarem “desde tenra idade, podem ir desenvolvendo as várias técnicas”, disse.
No máximo haverá seis alunos por aula que vão partilhar uma mesa única “para que os trabalhos possam ter influência de todos”, explicou o também cartoonista.
Na Academia há outros autores que vão leccionar áreas relacionadas com o desenho. Serão Dila Moniz, que se vai dedicar ao retrato e à pintura em tela, e Mónica Ramos que dará o curso de ilustração da natureza. As duas autoras residem nas Caldas e as suas formações vão funcionar em horário pós-laboral. Haverá também aulas de explicações de Geometria Descritiva.
E como o desenho não se confina às folhas de papel, vão realizar-se trabalhos também nas paredes, em telas e em roupas. Os alunos da Academia vão igualmente desenhar nas ruas ou nos museus caldenses, além de já estarem previstas visitas de estudo. “A primeira será ao Festival da BD à Amadora”, disse Bruno Prates, que se disponibiliza para prestar consultadoria e ajudar quem queira participar em concursos de cartoon e de BD.
No próximo ano, a Academia quer ajudar outros autores a produzir produtos regionais. “Nós não temos produtos atractivos relacionados com os temas caldenses”, disse o desenhador, que já tem alguns trabalhos em torno da Rota Bordaliana. Prates disponibiliza-se também a orientar projectos individuais e a levar os seus alunos a participar noutras experiências relacionadas com o desenhar em público. As suas aulas decorrerão entre as 16h00 e as 19h00 e ainda aos sábados de manhã.
As aulas de desenho custam 35 euros se for uma vez por semana, 50 euros duas vezes e 65 euros se for três vezes por semana. As aulas de consultadoria vão custar 10 euros à hora.
Yoga para todos
Na Academia há também uma área dedicada à Yoga para bebés, crianças, adolescentes e pais e filhos. A professora é Rita Ferreira que já deu aulas nas Actividades Extra Curriculares e também lecciona nos Pimpões. Aceita praticantes a partir dos seis meses até aos 16 anos e “podem vir individualmente ou acompanhadas pelos pais ou algum membro da família”, explicou Rita Ferreira.
Estas aulas variam entre os 25 e os 35 euros por mês, consoante o número de vezes de aulas por semana.
Além das crianças, Rita Ferreira também trabalha com adultos tendo inclusivamente feito um projecto com os reclusos do Estabelecimento Prisional das Caldas.
Para abrir a Academia Desenhos do Bruno, foi feito um investimento de cerca de 10 mil euros, em obras e na aquisição de equipamento. O projecto é gerido por Jorge e Célia Pina que administram a Academia. Este estabelecimento tem uma parceria com a Papelaria Vogal que oferece 10% de desconto aos seus alunos na aquisição de materiais.