ACCCRO revela que 36% dos comerciantes venderam mais no Natal deste ano

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1-responsaveisA programação “Caldas da Rainha – A luz de Natal que te faz brilhar!” custou 81 mil euros e, de acordo com  os resultados de um inquérito da ACCCRO, contribuiu para que pelo menos 36% dos empresários tivesse tido uma maior facturação do que no período homólogo em 2014.
A iluminação foi a rainha desta animação tendo a árvore de 30 metros sido o principal símbolo das seis semanas de animação entre 21 de Novembro e 6 de Janeiro.
Tinta Ferreira, presidente da Câmara, mostrou-se disponível para reforçar a verba para a animação de Natal se tal se revelar necessário para manter a qualidade da iniciativa.

No dia 29 de Janeiro, Tinta Ferreira e Paulo Agostinho, presidentes da Câmara e da ACCCRO, respectivamente, fizeram uma conferência no Largo 25 de Abril, no mesmo local onde esteve exposta a árvore de Natal de 30 metros, considerada como o símbolo do programa de animação natalícia caldense.
Entre os dados mais relevantes dos 43 inquéritos feitos a 8 de Janeiro a empresários da restauração e do comércio com estabelecimentos entre a Avenida 1º de Maio e Rua de Camões – 36% dos inquiridos afirmaram que o projecto teve um impacto positivo na sua actividade económica, “que aumentaram as vendas, durante a programação de Natal – em relação a período homólogo de 2014”, disse Paulo Agostinho. O responsável pelos comerciantes reforçou que ainda hoje se vive em recessão económica, logo considera que foi positivo os restantes comerciantes terem mantido o mesmo nível de facturação.
Para o dirigente associativo, os eventos de animação de Natal atraíram muita gente às Caldas da Rainha e por isso considera que “é fundamental mantê-lo e apostar na sua qualidade”.
Segundo o jornal Expresso, Caldas da Rainha está em sexto lugar entre as autarquias que mais investiu em animação de Natal (incluindo iluminação), atrás do Funchal (um milhão de euros), Lisboa (319 mil euros), Porto (180 mil euros), Amadora (115 mil euros) e Cascais (100 mil euros).
“Caldas da Rainha possui uma grande oferta de comércio e serviços como mais nenhuma localidade possui no Oeste”, disse o representante dos empresários, acrescentando ainda que é necessário “relançar a marca Caldas da Rainha com a realização de bons projectos futuros”. Tinta Ferreira sublinhou que se conseguem bons projectos trabalhando em parceria e revelou grande satisfação com os resultados alcançados para a economia local, com o investimento autárquico na animação de Natal, organizada pela ACCCRO. “Toda a gente soube que as Caldas tinham um Natal muito bonito e uma boa iluminação aproveitando a requalificação da cidade”, disse. O presidente da Câmara quer continuar a apostar na afirmação das Caldas no plano regional e nacional. Como tal, afirmou que vai continuar a delegar na ACCCRO a organização da animação do Natal de 2016 e, se necessário, “reforçar o investimento para manter o mesmo nível ou ainda ter eventos de mais qualidade”.

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