Agricultura biológica e finanças pessoais em discussão na Santa Casa

0
1376

Teve lugar no dia 5 de Maio um workshop sobre horticultura biológica no Centro de Recursos Comunitário da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha.

Este workshop, ministrado por Jorge Ferreira, foi organizado em parceria com a Cooperativa de Serviços Técnicos e Conhecimento CRL e visou informar e esclarecer os beneficiários da horta social, da cantina social e das hortas urbanas sobre os princípios da horticultura biológica.
Os participantes foram elucidados sobre a qualidade nutricional dos produtos hortícolas biológicos em relação aos da agricultura convencional. Foi-lhes explicado o processo de conversão da horticultura convencional em horticultura biológica e as técnicas de preparação do solo e a introdução do sistema de rega gota-a-gota.
A acção informou ainda sobre as principais pragas e doenças, as plantas infestantes, a fauna auxiliar e os produtos fitofarmacêuticos autorizados em modo de produção biológica. Estiveram presentes 27 pessoas.
No mesmo dia, o Centro de Recursos da Santa Casa recebeu igualmente um workshop sobre a gestão de finanças pessoais.
Esta formação foi ministrada por Zaida Varela e o objectivo foi dar a perceber a importância de um orçamento doméstico e como fazê-lo. Os participantes aprenderam a estabelecer despesas prioritárias como forma de optimizar os recursos disponíveis.
A iniciativa terá uma segunda sessão a 5 de Setembro.