A Câmara Municipal de Alcobaça e a Universidade de Coimbra assinalaram os 20 anos do protocolo do Centro de Estudos Superiores da universidade de Coimbra em Alcobaça (CESUCA). Na cerimónia, que se realizou na casa Manuel Almeida, sede do CESUCA, foi assinado um protocolo que afirma a relação entre ambas as instituições.
Este protocolo visa desenvolver projetos, como a criação de uma biblioteca infanto-juvenil, que pretende alargar os recursos da Rede de Bibliotecas do Concelho de Alcobaça e das Bibliotecas Escolares, e a criação do Centro de Interpretação e Educação Ambiental no concelho, que será sediado na Estufa n.º1 do Parque Verde.
Na comemoração dos 20 anos da CESUCA estiveram presentes Amílcar Falcão, Reitor da Universidade de Coimbra, e Paulo Inácio, presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, que ressaltou que “as instituições são um dos esteios mais importantes da sociedade e são um garante da sua perenidade no tempo. Os homens que temporariamente as representam vão e vêm, mas as instituições perduram. Este legado deve ser não apenas respeitado, mas sobretudo trabalhado e desenvolvido de modo a estreitar a cooperação e a solidariedade mútua”.
A cerimónia foi acompanhada pela Banda de Alcobaça e a Associação para a Valorização e Defesa do Património Cultural de Alcobaça, que também assinaram as adendas do protocolo de cooperação com a CESUCA.