Alcobaça mantém tradição da Feira de São Simão

0
249
Vendedores aproveitam esta época do ano para fazer negócio

Evento decorreu no Mercado Municipal, com venda de frutos secos e passados e outros produtos regionais.

Chegou a realizar-se em pleno Rossio, mas nos últimos anos o Mercado Municipal de Alcobaça tem sido a casa da Feira de São Simão, cuja tradição, este ano, se voltou a cumprir na cidade. Durante cinco dias, o evento atraiu milhares de pessoas que ali puderam comprar frutos secos e os passados, mas também outros produtos alimentares regionais como queijos, enchidos, azeite e doces tradicionais. Foi o caso de João Santana, que costuma ali passar na companhia da esposa, mas, desta feita, foi sozinho à cidade. “Ela está meio adoentada, mas decidi vir a Alcobaça, pois tinha de cumprir a tradição de passar por aqui e comprar frutos secos”, referiu o juncalense.
Viagem mais curta, e na companhia do marido, fez Odete Luísa, que não perdeu o ensejo de comprar “tremoços e um pouco de tudo” na Feira de São Simão. “Já cá vimos há muitos anos, gostamos muito de ir à Feira, pois encontramos aqui produtos que apreciamos durante todo o ano e que nem sempre é possível comprar”, diz a habitante no Casal Ramos, freguesia da Cela, que passou pelo espaço da Alcoagel, uma fábrica de bolos caseiros oriunda, precisamente, daquela freguesia e que aproveitou o certame para alavancar as vendas
“Este é um momento importante para divulgar o nosso produto”, salienta Andreia Pereira, uma das responsáveis da empresa, que se mostrou satisfeita com a “boa recetividade do público” e pela forma como decorreu o evento. “Esta é uma feira que vale a pena manter, pois temos de manter as nossas tradições”, afirmou a empreendedora.
Além da venda de produtos, o espaço da Feira de São Simão recebeu, entre sexta-feira da semana passada e a passa terça-feira, animação com ranchos e grupos musicais do concelho e tasquinhas de coletividades, porque, afinal, em Alcobaça a tradição ainda é o que era. Mesmo que o pinhão estivesse à venda por 90€ o quilo…