Alcobaça quer mercados sem plásticos a voar

0
633

Mudar os comportamentos e sensibilizar para a limpeza dos recintos das feiras é o objectivo da campanha “Sem plásticos a voar, o mercado fica a ganhar!”, que a Câmara de Alcobaça e a SUMA (empresa de recolha de resíduos e limpeza urbana) vão levar a cabo naquele concelho.
Numa nota à imprensa, a autarquia alcobacense explica que na base desta acção estão “os níveis de insalubridade dos espaços após a realização das feiras, os custos associados à sua limpeza, e a recuperação da dignificação dessas áreas”. Aos vendedores serão distribuídos folhetos informativos sobre a poluição dos mercados e as vantagens comerciais que resultam da adopção de cuidados ambientais “destinados a colherem a natural preferência dos clientes por espaços limpos e arrumados”.
Neste contacto com os vendedores a mensagem a passar é de que as actuais condições dos espaços onde se realizam os mercados “podem ser facilmente reversíveis através da responsabilização partilhada”, que se deve traduzir pela adopção de boas práticas de acondicionamento, separação e deposição dos resíduos produzidos a cada dia de venda.
Depois de ter passado por Pataias, a campanha chega este domingo, dia 25 de Novembro, ao Mercado de Turquel. Segue-se o Mercado de Alcobaça, para o qual a iniciativa está agendada para 17 de Dezembro.
J.F.

- publicidade -