Alliance Française das Caldas da Rainha abre escola em Santarém

0
673

A Alliance Française das Caldas da Rainha vai abrir uma nova secção em Santarém, que será dirigida pela mesmo directora do pólo caldense, Maria do Carmo Brandão.  
A directora considera que Santarém é um distrito “com muitas possibilidades e concelhos onde a Alliance está a ser muito bem acolhida”. Segundo Maria do Carmo Brandão, as entidades locais vêem com muito agrado o regresso da instituição – pois há vários anos a rede de Alliances tinha ali um pólo – e agora, sob coordenação das Caldas prevê abrir portas a 1 de Agosto de 2012, com três professores. A Alliance de Santarém situa-se próximo do W Shoping, no centro da cidade.
Apesar de ainda não ter começado a funcionar “já temos várias inscrições para o curso de formação de francês especifico para profissionais da área da Saúde”, disse a directora.
Nas Caldas da Rainha a Alliance está a funcionar bem e continua a crescer devido à grande procura por profissionais de várias áreas, que pretendem emigrar para países francófonos. É o que explica Maria do Carmo Brandão acrescentando que “terminámos o ano lectivo anterior com cerca de 300 alunos”.
Os cursos de francês são frequentados por enfermeiros, médicos, engenheiros, dentistas, fisioterapeutas e radioterapeutas, muitos dos quais são profissionais já com carreiras consolidadas, mas que querem partir, conta a directora.
A emigração actual nada tem a ver com a dos anos 60 pois as
exigências do mercado também são bem diferentes. “Enquanto que antes se partia sem se saber uma palavra de francês para um país francófono, hoje não é bem assim”, disse Maria do Carmo Brandão, contando que os novos emigrantes têm que ter formação na língua certificada antes de chegar aos países de destino.
“Desde Outubro passado formámos  87 profissionais da saúde e a grande maioria já se foi embora”, disse a responsável, que vê que a emigração qualificada tem tendência a aumentar. Além do mais, as remunerações em França ou na Suíça são muito superiores às de Portugal e nota-se por isso uma grande adesão, em especial entre recém-licenciados.
A biblioteca da Alliance nas Caldas vai ser em breve transformada numa mediateca. Em meados de Julho passará a contar com 300 novos livros e CD’s numa remodelação que, segundo a responsável, está orçada em 4000. O intuito será que esta mediateca se possa transformar “num centro de recursos para as escolas”, rematou Maria do Carmo Brandão.

Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt