Almoço solidário em Salir de Matos

0
253
Convívio juntou cerca de 120 pessoas
- publicidade -

Iniciativa solidária para com o povo ucraniano reuniu cerca de 120 participantes portugueses e franceses que vivem na região

No passado dia 3 de abril, realizou-se, no Centro Recreativo e Cultural de Salir de Matos, um almoço solidário para angariação de fundos com o objetivo de ajudar o povo ucraniano com bens essenciais.
O evento contou com a participação de mais de 120 pessoas, entre os portugueses e os franceses e francófonos que escolheram esta região oestina para viver.
Durante o evento, houve, além do repasto, uma pequena demonstração de danças de salão, uma atividade que semanalmente é desenvolvida na sede do Centro Recreativo e Cultural.
“Os corpos sociais do Centro Recreativo, acreditam na empatia pelo próximo”, explicou à Gazeta das Caldas Manuela de Sousa, presidente da Direção daquela associação.
“Ao ver no outro uma humanidade compartilhada, a mesma gera fenómenos de massas que temos esperança de poderem provocar mudanças sociais, sendo este, também o papel das associações”, salientou a responsável.
Esta iniciativa vem no seguimento da forte ligação estabelecida entre os membros da associação e a comunidade francófona que reside na região. Já em anos anteriores, antes da pandemia, se haviam organizado convívios luso-francófonos com mais de uma centena de participantes na sede da associação e também torneios de petanca.
O Centro Recreativo e Cultural de Salir de Matos foi fundado em julho de 1991. Em meados de 2015 a associação estava parada e com o salão fechado. Assim se manteve durante três anos. Chegou a temer-se a extinção da associação, mas houve um grupo de sócios que não deixou que tal acontecesse, reabrindo a sede em março de 2016, com uma grande festa. Em junho desse ano houve a comemoração do 25º aniversário da fundação, então numa garagem, perto das actuais instalações.
No último ano, em novembro, realizou-se o almoço do sócio. Já para maio deste ano está prevista a realização de um almoço de primavera, com uma caminhada incluída.
Dos planos dos dirigentes da instituição está a organização de uma noite temática em junho, a comemoração do aniversário da associação, em julho, a participação no evento “Conhece Salir de Matos?!” no mesmo mês e o torneio de petanca para agosto ou setembro.
O Centro Recreativo e Cultural de Salir de Matos tem também organizado diversas excursões e oferece, semanalmente, na sua sede, além das danças de salão, aulas de pilates.

- publicidade -