Alunos da ETEO criaram árvore de Natal auto-sustentável

0
461
Na inauguração foram os vereadores Tinta Ferreira e Hugo Oliveira que pedalaram em troca de iluminação

Foi inaugurada na segunda-feira, 13 de Dezembro, na Rua Miguel Bombarda, uma árvore de Natal especial com cerca de oito metros de altura. Esta é totalmente iluminada com leds, lâmpadas de muito baixo consumo que são alimentadas por painéis solares fotovoltaicos. A estrutura da árvore é pois auto-sustentável com uma particularidade: tem duas grandes estrelas que são iluminadas após duas pessoas pedalarem em bicicletas ali colocadas que através do dínamo – aparelho que gera corrente contínua – converte a energia mecânica em eléctrica.
“A ETEO saiu da escola e, de braço dado com a Câmara e com a ACCCRO, avançou para este projecto que é pedalar e iluminar”. Palavras de Almerindo Almeida, professor na ETEO e responsável pelo curso de Energias Renováveis, que trabalhou com os seus alunos neste projecto.
“Aliámos a tecnologia led a uma das mais elementares que é o dínamo e casando as duas formas criámos esta árvore inovadora”, explicou o docente acrescentando que este sistema “pode ser um ensaio para  algo maior no futuro”.
A turma de Energias Renováveis foi a responsável pela montagem do projecto tendo os alunos feito os cálculos necessários para que nada falhasse. Foi também uma forma de colocar  em prática uma ideia que é transversal a várias disciplinas como desenho técnico, tecnologias e processos e práticas oficinais. “No fundo os estudantes aplicaram conhecimentos de várias áreas de formação do seu curso”, disse o coordenador.
Os ensaios relacionados com a sustentabilidade da árvore decorreram durante o fim de semana. Ao todo devem ter sido investidos quatro mil euros nesta iniciativa.
“Esta é uma árvore toda ela sustentável”, disse João Ferro, 22 anos, que é um dos alunos do curso, enquanto afinava pormenores com os seus colegas. “Somos de Energias e como tal preocupamo-nos com conceitos como a sustentabilidade e a eficiência energética”, comentou o estudante.
João Ferro está feliz por estar a trabalhar num projecto destinado à comunidade e também porque está a frequentar o curso certo. Razões? “Porque é nas energias renováveis que está o futuro”, rematou.
Jessica Gonçalves, 17 anos, é aluna de Turismo da ETEO e contou que este projecto ainda tem o papel de atrair as pessoas ao comércio tradicional. Junto à arvore foram montadas algumas bancas onde estão a vender bijuteria cujo lucro “se destina às nossas actividades”. A aluna considera que este projecto – uma óptima resposta aos cortes a que a crise obriga – vai atrair muita gente em especial porque está bem localizado, no centro da cidade.
A ETEO contou com o apoio da Câmara, da ACCCRO e da Associação Marcar o Ritmo, tendo esta última cedido as bicicletas.

Câmara, ACCCRO e escolas animam época natalícia

“Em tempos de crise tivemos que arranjar parcerias junto das escolas”, comentou Hugo Oliveira. O vereador diz que lançou aos responsáveis da ETEO este desafio de criar este projecto e estava, na inauguração, muito satisfeito com o resultado final. “Quem sabe, no futuro, poderemos pensar em desafios maiores”, disse o autarca.
Durante a inauguração Hugo Oliveira e Tinta Ferreira pedalaram para iluminar a árvore sustentável que está instalada na Rua Dr. Miguel Bombarda onde irão decorrer várias das iniciativas relacionadas com a época natalícia.
Segundo Hugo Oliveira, além da ETEO, também os alunos da Rafael Bordalo Pinheiro vão estar a participar na animação de Natal com a Casa do Pai Natal e com a presença de vários animadores. Os estudantes da Escola de Turismo vão animar as ruas vendendo algumas das iguarias que fazem na escola obtendo assim fundos para as suas viagens de finalistas.

Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt