
Está a decorrer na Expoeste uma Feira Especial de Natal que tem como grande atracção um vulcão natalício que possui no seu interior um presépio com figuras em tamanho natural. Este evento deveria ter aberto no sábado, 11 de Dezembro, mas afinal só foi possível abrir portas na segunda-feira, 13 de Dezembro, à tarde, “por razões técnicas”, disse o vereador Hugo Oliveira.
O vulcão – que é iluminado por luzes vermelhas e deita fumo – viajará em breve para um parque de diversões em Itália é da autoria de Jorge Gameiro, cenógrafo, sonoplasta e escultor, que é também um especialista em animatrónica (uso de electrónica e robótica em bonecos ou fantoches mecanizados para que pareçam ter vida).
Este artista vai trazer também a esta realização figuras animadas para o presépio e vai estar presente o Pai Natal e um grupo de gnomos animatrónicos que vão falar com os visitantes.
Haverá outras atracções mais comuns, como uma Casa do Pai Natal, um carrossel, insufláveis e venda de farturas.
“Criámos aqui um evento em volta do tema de Natal onde os pais podem deixar os seus filhos”, disse o vereador Hugo Oliveira. O vereador disse que esta feira não tem pretensões de concorrer com outras iniciativas que estão a realizar-se na região, até porque é algo “mais singelo e destinado à diversão dos mais novos”.
Enquanto as crianças se divertem nas várias animações natalícias, os familiares poderão adquirir presentes natalícios, a preços convidativos.
O evento teve um custo de cerca de cinco mil euros e as entradas – que dão direito a andar nos vários equipamentos – custam dois euros.
A iniciativa termina a 9 de Janeiro e poderá ser visitada na Expoeste, entre as 14h00 e as 20h00.
N.N.