Alunos das Caldas e de Alcobaça representam distrito no Concurso Nacional de Leitura

0
425
- publicidade -
António Ramalho Antunes e Inês Isabel Vieira vão representar o distrito de Leiria nas provas finais do concurso, em Maio

Inês Isabel Sousa Vieira, aluna da Escola Secundária Raul Proença, nas Caldas da Rainha, e António Pedro Ramalho Antunes da Escola Secundária D. Inês de Castro, em Alcobaça, são os vencedores da final distrital de Leiria do Concurso Nacional de Leitura. Os dois alunos venceram a prova que decorreu na passada segunda-feira, dia 16 de Abril, na Nazaré.
A aluna caldense venceu a categoria do 3º Ciclo do Ensino Básico, pondo à prova os seus conhecimentos das obras “O Velho e o Mar” de Ernest Hemingway e “Os da minha rua” de Ondjaki. Já o aluno de Alcobaça foi o primeiro classificado na categoria destinada ao Ensino Secundário, numa prova que abordava “A Viagem do Elefante”, de José Saramago.
As provas orais realizaram-se no cineteatro da Nazaré e as provas escritas na Biblioteca Municipal. Em concurso estiveram mais de 130 alunos dos dois níveis de ensino de escolas de todos os concelhos do distrito de Leiria, à excepção de Pedrógão Grande.
Em Maio, os alunos vão disputar em Lisboa a fase final de um concurso que vai este ano na sexta edição e que nasceu pelas mãos da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB) e do Plano Nacional de Leitura com o propósito de promover, de forma lúdica, a leitura entre os alunos das escolas portuguesas. E de acordo com Catarina Costa Macedo, representante da DGLB, a missão tem sido bem conseguida, com edições muito participadas naquele que é “o maior concurso nacional que se faz no país”. A edição 2011/2012 contou com a participação de 2.258 alunos de cerca de sete centenas de escolas, envolvendo um milhar de professores e 180 técnicos de bibliotecas. “Em termos culturais é bom, em termos de convívio também”, diz a responsável.Já para Jorge Lopes, director da Biblioteca Municipal da Nazaré, é “prestigiante” acolher e organizar a prova distrital da competição. Para o responsável, este evento promove por um lado a Nazaré, e por outro a Biblioteca, fazendo com que “este espaço seja mais conhecido, até utilizado por outros leitores não só da Nazaré e aumentar o prestígio da Biblioteca”.

Joana Fialho
jfialho@gazetadascaldas.pt

- publicidade -