A polícia encontrou, ao final da tarde de 16 Abril, num sótão de uma casa das Caldas da Rainha, 63 plantas de cannabis, com alturas compreendidas entre os 15 e os 100 centímetros. As plantas foram encontradas na sequência de uma busca domiciliária no âmbito de uma investigação relacionada com o tráfico de drogas.
Para além das 63 plantas, plantadas em recipientes de plástico, foram apreendidas uma garrafa de fertilizante líquido e três copos de plástico usados para a sementeira. No âmbito deste processo, foi constituído arguido um cidadão com 49 anos de idade, que é filho do proprietário da habitação.
Três casas foram assaltadas a 9 de Abril no Bombarral, nos Vidais e em Vale Maceira. No mesmo dia assaltaram uma obra no Nadadouro e houve um furto de cabo de cobre na Atouguia da Baleia.
A GNR do Bombarral deteve, a 10 de Abril, um homem por suspeita de tráfico de droga. No Campo assaltaram um armazém e um barracão agrícola. A GNR recebeu ainda queixas pelo furto de fio de cobre na Carrasqueira e Atouguia da Baleia. Em Vale Maceira foi detido um homem que tinha furtado uma viatura.Uma loja de produtos agrícolas na Delgada (Bombarral) foi assaltada à mão armada a 11 de Abril. Cinco homens encapuzados entraram na loja e obrigaram todos a deitarem-se no chão, ameaçando um funcionário para que este lhe entregasse dinheiro. O caso está a ser investigado pela Polícia Judiciária.
Nesse dia foi assaltado um café em Reinaldes e duas viaturas na praia de Supertubos e Atouguia da Baleia. Também na Atouguia da Baleia tentaram roubar um dos sinos da igreja de Nossa Senhora da Conceição. Os ladrões ainda conseguiram tirá-lo da torre, mas o seu peso (200 quilos) não permitiu concretizar o furto. O sino centenário acabou por ser deixado no chão.
Um casaco, um telemóvel e uma máquina fotográfica foram furtados durante a festa de um casamento em Ferrel, a 12 de Abril. Na Amoreira tentaram assaltar uma casa, tendo apenas causado danos no seu interior.
Vários suínos foram roubados em São Gregório a 13 de Abril. Também na mesma localidade houve um furto num armazém. No dia 14 assaltaram um veículo em Ferrel e uma pecuária na Lagoa Parceira.
Uma mulher com 29 anos foi detida pela PSP da Nazaré, a 14 de Abril, por furto no interior de um estabelecimento comercial. A mulher foi interceptada depois de passar pela linha de caixas de um supermercado com duas varinhas mágicas e dois ferros de engomar (tudo avaliado em 239 euros) sem pagar. No dia 15 foi assaltada uma casa no Coto.
Um cidadão estrangeiro foi detido pela GNR das Caldas da Rainha, a 14 de Abril, por conduzir sem carta. No dia seguinte a Guarda deteve outro condutor com uma taxa de alcoolémia de 2,07 gr/l.
De 9 a 15 de Abril a GNR das Caldas da Rainha registou na área do seu destacamento territorial um total de 22 acidentes, dos quais resultaram sete feridos ligeiros.
Praticante de kitesurf com 13 anos arrastado pelo vento
Uma criança de 13 anos que estava a praticar kitesurf na Lagoa de Óbidos, a 15 de Abril, foi arrastado pelo vento desde as margens na Foz do Arelho até ao Bom Sucesso, onde embateu numa vedação e caiu, tendo que ser socorrido.
No local estiveram os bombeiros de Óbidos e a VMER das Caldas da Rainha que socorreram a criança. A vítima deste acidente estava em hiportermia, mas ao contrário do que chegou a ser pensado na altura, sofreu apenas algumas pequenas mazelas, tendo sido transportado para o hospital das Caldas.
“Ele acabou por ter alguma sorte”, comentou o comandante dos bombeiros de Óbidos, Sérgio Gomes. Isto porque foi arrastado pelo vento forte que se fazia sentir ao longo da lagoa e poderia ter sofrido ferimentos mais graves.
Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt