“Alunos das escolas das Caldas foram deputados por um dia”

0
361

11 CT1Depois de lermos a Gazeta, a notícia que nos despertou mais atenção foi “Alunos das escolas das Caldas foram deputados por um dia”.
De entre as escolas da cidade que participaram na sessão distrital, a nossa foi a selecionada para a fase nacional, que vai ter lugar na Assembleia da República nos dias 2 e 3 de maio. Sentimo-nos muito orgulhosos por pertencermos a esta escola e nos revermos no excelente desempenho dos nossos colegas.
Nesta notícia, destacamos algumas vantagens como por exemplo fazer com que os participantes refletissem sobre temas como o “Racismo, o Preconceito e a Discriminação”. Na opinião dos alunos, esta experiência ajudou-os a trabalhar a técnica da argumentação e a sintetizar muitas ideias em pouco tempo. Ensinou-os que a capacidade de argumentação é essencial para defender as nossas ideias, promovendo a resolução de conflitos sem recurso à violência. A professora Celeste Custódio ainda acrescentou que “a escola não serve apenas para aprender conteúdos mas também para debater problemas da atualidade”.
Estes temas iniciam a juventude na vida política, preparando-os, previamente, para se tornarem melhores cidadãos, porque aprendem a intervir na vida social e política do nosso país. Debatem-se temas ainda mais complexos, de modo a aprender-se mais sobre a dinâmica política e social, e encorajam-se os alunos que gostam destas atividades de debate a prosseguir os seus estudos e a intervirem ativamente na sociedade.
Concluindo, os alunos que participam nestas atividades adquirem autonomia e valores que os vão ajudar nas mais diversas situações no futuro.

Alunos do 11º CT1