Ana Andrade apresentou menu Terra & Mar

0
549
- publicidade -

Ana Andrade, 17 anos, natural de Santarém, foi a criadora do menu do passado dia 14 de Dezembro da iniciativa Cozinha de Autor, da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), nas Caldas da Rainha. Um menu sob o tema Terra & Mar, no qual o marisco teve em especial destaque.
A aluna do terceiro ano do curso de Cozinha e Pastelaria quis com esta ementa criar uma ponte entre a sua residência e a da mãe, que mora perto de Peniche, recriando o mar e os campos.
A ementa abriu com Mexilhões de Escabeche, um produto bem tradicional da região, de onde destacou o contraste entre “o amargo do mexilhão e a acidez do molho de escabeche”.
Seguiu-se um Creme de Marisco, servido com camarão e berbigão, utilizando, novamente, o marisco característico da região. Um creme aveludado, no qual a aluna destacou, precisamente, a textura.
O menu manteve-se no mar até ao primeiro prato principal: Lulas recheadas com Salteado de Marisco e Espinafres, guarnecido com arroz branco e rebentos de vegetais.
A passagem para terra aconteceu ao segundo prato, com Peito de Peru Recheado com Requeijão e Espinafres, guarnecido com Arroz de Sultanas. Teria beneficiado esta transição uma guarnição diferente, que não repetisse o arroz e os rebentos de vegetais do prato anterior.
A degustação terminou com um Pudim de Frutos Silvestres com Cacau negro e Licor de Framboesa, uma sobremesa leve e fresca que terminou bem a refeição.
Depois da escolha do tema, aquilo que Ana Andrade considerou mais difícil, a estruturação da ementa foi fácil e “correu bem”, referiu a aluna, que escolheu um estilo de cozinha onde se sente mais à vontade.
Ana Andrade comandou a cozinha neste dia. Na sala Patrícia Almeida, 19 anos, de Fazendas de Almeirim, foi a responsável pela disposição da sala e pela coordenação do serviço.
A aluna do terceiro ano de Restauração e Bebidas também ficou satisfeita com a sua prestação e a dos restaurantes alunos. “Tivemos muita gente e correu praticamente tudo bem, não houve reclamações, que é o nosso objectivo”, comentou.
O terceiro elemento da iniciativa da passada sexta-feira foi Rafaela Pinto, de 17 anos, residente no Vilar, Cadaval. A aluna também do terceiro ano de Restauração e Bebidas teve a seu cargo o trabalho de escanção. Para a escolha dos vinhos “analisei a ementa e tive em conta as características dos vinhos para escolher os que mais se adequavam”, observou.

O estrangeiro como opção de futuro

As três alunas são finalistas e esperam, como é natural, terminar os seus cursos neste ano lectivo. Em comum têm a vontade de exercer as suas profissões no estrangeiro.
Ana Andrade espera entrar no mercado de trabalho após a conclusão do curso. O objectivo é trabalhar em pastelaria, de preferência fora do país. “De momento é onde há mais oportunidades de emprego”, sustenta.
Opinião suportada também por Patrícia Almeida, que no entanto quer tirar outro curso primeiro, de escanção ou na área de organização de eventos.
Rafael Pinto também quer continuar a estudar, também como escanção ou na área de gestão turística. Trabalhar no estrangeiro também é uma opção, mas sobretudo porque “são experiências, conhecer novas culturas”, aponta.
A iniciativa Cozinha de Autor da EHTO terá agora uma interrupção por força das férias de Natal, retomando em Janeiro de 2013.

- publicidade -

Joel Ribeiro
jribeiro@gazetadascaldas.pt

- publicidade -