À semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, o centro de Alcobaça volta a contar com diversas iniciativas de animação, promovidas pela Associação Comercial, de Serviços e Industrial de Alcobaça (ACSIA).
O Pai Natal chegou à cidade no passado dia 8 de Dezembro, e nela ficará até à véspera de Natal, animando os mais pequenos na casinha instalada no centro histórico. Para as crianças há ainda uma Oficina de Natal, que pode ser visitada diariamente das 10h30 às 13h00 e das 15h00 às 19h00. No dia 24 de Dezembro este horário é encurtado para o período entre as 10h30 e as 13h00.
Apesar da idade, denunciada pelas longas barbas brancas do velhote mais conhecido entre a criançada, o Pai Natal não se fica pelos seus aposentos. A 18 e 23 de Dezembro vai estar no centro Comercial Gafa, e por estes dias será ainda possível vê-lo percorrer algumas ruas da cidade.
Amanhã, dia 17, há um conjunto de actividades pensadas para divertir locais e visitantes e atrair mais gente às ruas onde se pode encontrar o comércio tradicional da cidade. A partir das 15h00 há um espectáculo de Natal, um teatro infantil e momentos de magia e animação musical.
Este é também um dia a que a ACSIA chamou de “Sábado de Moda”. Às 11h30 há montras vivas e desfile no Centro Comercial Gafa. À tarde, pelas 15h00, as montras vivas mudam-se para o centro histórico e às 17h00 volta a realizar-se um desfile na Rua Alexandre Herculano.
De acordo com João Campos, vice-presidente da ACSIA, esta iniciativa pretende “dar mais animação a Alcobaça, sobretudo na zona comercial” e dar provas das vantagens de “comprar o que é nosso e da nossa terra”. A animação de Natal insere-se num programa de animação incluído no projecto de regeneração urbana. Apoiado pelo Mais Centro – Programa Operacional do Centro, a animação e dinamização do comércio de Alcobaça conta com um orçamento de 150 mil euros para várias iniciativas, num período de tempo que se prolonga até Junho de 2012, quando a cidade deverá acolher mais um evento de moda.
Já no ano passado o presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, tinha decidido reduzir as despesas com a iluminação de Natal. A opção foi iluminar apenas os edifícios públicos e as rotundas, o que acabou por reduzir os gastos com a iluminação festiva de 45 mil euros (em 2009) para 9 mil euros (em 2010).
Este ano, a redução foi ainda maior. Cortou-se nas rotundas e nos edifícios, ficando apenas os Paços do Concelho iluminados, o que representa um custo de 3.500 euros. Paulo Inácio considera que apesar da necessidade de contenção, se deve pelos menos sinalizar o Natal, “uma época de família, de paz e de concórdia. Devemos fazer um esforço para manter esse simbolismo”.
O edil acredita que a iluminação nas rotundas, distribuída pela cidade, “é mais equitativa” que a iluminação nalgumas ruas. “Se somos mais equitativos e reduzimos os custos, acho que é o caminho que devemos continuar a trilhar”, diz.