Ano em revista

0
31

janeiro: Mobilidade em debate na região

Na primeira edição do último ano, a 2 de janeiro, a Gazeta das Caldas apresentava aos seus leitores um trabalho especial sobre a Mobilidade na região. A primeira página realça a defesa, por parte dos autarcas oestinos, da ligação ferroviária a Lisboa via Loures e ainda a criação de uma nova linha entre Santarém e Peniche.

Nesta edição, com a qual foi distribuído gratuitamente o calendário para 2025, abríamos com uma entrevista à Figura do Ano de 2024 para a redação da Gazeta das Caldas: Stereossauro.

- publicidade -

Já em janeiro vivia-se a polémica no CEERIA – Centro de Educação Especial Reabilitação e Integração de Alcobaça. Nesta primeira edição do ano dávamos conta de um ato eleitoral conturbado que terminou com a impugnação, por parte das duas listas, numa história que faria correr muita tinta e que mereceu, inclusivamente, o “Desce” do Zé Povinho nesta semana (a subir seria a Assembleia Intermunicipal da OesteCIM pela defesa da nova estratégia logística para o Oeste, tema da manchete).

Sendo o ano de 2025 aquele em que a Gazeta das Caldas celebraria o seu centenário, nesta primeira do ano os leitores tinham ainda, nas páginas centrais, a primeira parte de um grande artigo sobre esse marco deste jornal.

Temos ainda, com chamada à primeira página, uma peça que faz uma análise do número de acidentes e dos feridos e mortos que deles resultaram, com mais feridos e menos mortos nas estradas do concelho e outra sobre os Jogralesca, o grupo caldense que toca músicas do tempo da rainha que fundou a cidade.

Na Economia, dávamos a conhecer uma série de oportunidades de investimento na região, desde os 25 mil euros até aos 6 milhões de euros. Já no Desporto, destaque para o Caldas, então na luta pelos primeiros quatro lugares na primeira fase da Liga 3.

fevereiro: A segurança em foco nas Caldas

Na edição de 20 de fevereiro apresentámos aos nossos leitores um especial dedicado à Segurança nas Caldas, um tema que estava na ordem do dia.

Questionámos o comandante da Polícia de Segurança Pública, todas as forças políticas a nível local, a autarquia e também residentes, comerciantes e turistas, num trabalho alargado para fomentar a discussão sobre esta temática, numa edição em que dávamos conta de que nas Caldas se iria avançar para a videoproteção.

Esta semana um dos destaques foi a notícia de que o Centro de Alto Rendimento de Badminton recebia o nome de Joaquim Lopes, numa cerimónia emotiva que homenageava esta personalidade falecida durante o ano de 2024.

O chumbo por parte do executivo VM à proposta do PSD de dar o nome de Vasco Oliveira à rua da Estação foi outra das polémicas neste ano.

O Latitudes, em Óbidos, festival dedicado à Literatura e Viagens, foi tema das centrais e os 25 anos do filme “O Ninja das Caldas” foram motivo para uma conversa com o seu realizador. Hugo Guerra foi mesmo escolhido pelo Zé Povinho para “Subir”.

Nota ainda nesta edição para as queixas dos setores da fruta, hortícolas, vinho e florestas apresentadas à Confederação dos Agricultores de Portugal. Na Economia o foco estava no primeiro programa de aceleração do Startup Oeste.

No Desporto, António Morgado mostrava-se em grande plano, com a vitória na Figueira Champions Classic, num início de época fulgurante.

Neste segundo mês do ano a Gazeta das Caldas desenvolveu, além das edições semanais, um suplemento dedicado ao mundo Automóvel e o Guia Bom Apetite!/Bom Descanso!, com sugestões de restaurantes e alojamentos na região, que foram oferecidos aos leitores na compra do jornal.

março: Mês para celebrar a Mulher

O Dia da Mulher foi mote para a edição de 13 de março, com uma grande ilustração de C’Marie na primeira página e vários exemplos de mulheres que se destacam na região a serem destacadas. Temos casos de quem se afirme no panorama artístico, mas também quem se saliente em áreas técnicas, como a mecânica ou a eletrónica. Temos mulheres que são referência na Ciência e outras no Desporto, por exemplo. Em comum estes testemunhos apresentam um traço: a coragem.

Nesta edição as centrais são dedicadas ao 16 de março de 1974, o Golpe das Caldas, contado pelo Capitão Novo, dois anos após o golpe, nas páginas da Gazeta das Caldas, recuperando também um testemunho de Mário Soares a este jornal relativo ao golpe.

As residências literárias e criativas em Óbidos, que recebem autores de todo o mundo, são um dos assuntos tratados esta semana, bem como a apresentação do Bairro Comercial Caldas da Rainh@. Esta semana era também notícia a intervenção para proteger o emissário submarino na praia da Foz do Arelho. Nota ainda para as celebrações do centenário da freguesia do Olho Marinho, em Óbidos.

Com a edição do jornal os leitores recebiam ainda, nesta semana, o suplemento “Peniche tem boa onda!”. Neste mês, em que se comemorou o Carnaval, houve ainda uma tempestade que causou 850 ocorrências na região, com os ventos fortes a arrancarem telhados e a fazerem cair árvores e estruturas.

Ainda neste mês de março foi produzido e oferecido aos leitores o Guia do Ensino & Formação, que permite conhecer melhor a oferta formativa da região, auxiliando num momento de escolha de caminhos profissionais para os estudantes.

Na última edição do mês era anunciado o Alto Patrocínio do Presidente da República às comemorações do centenário da Gazeta das Caldas

abril: Os caminhos para o termalismo

A apresentação de três diferentes caminhos para o termalismo caldense, por parte de uma consultora, faz manchete da edição de 3 de abril, dando ainda conta de que o presidente da Câmara, Vítor Marques, defende a criação de uma empresa municipal para a gestão desse equipamento. O tema marcou a Assembleia Municipal, onde foi apresentado o relatório da consultora e suscitava o debate.

Nas páginas centrais desta semana encontramos o Festival do Chocolate de Óbidos, com a tablete gigante de chocolate do Dubai que foi produzida nesta edição. Com mais de 100 quilos, foi provada por cerca de 3000 visitantes.

A apresentação do álbum de estreia do caldense Iúri Oliveira no Impulso foi outro dos temas com chamada à primeira página, numa semana em que o ministro da Agricultura visitou as estufas de antúrios afetadas pelo mau tempo em Óbidos.

Nesta semana um tema polémico foi a recusa do obidense Telmo Faria na lista da coligação PSD/CDS por Leiria, responsabilizando o caldense Hugo Oliveira, que lhe agradecia o “empenho”.

Na Economia destaque para a inauguração da ALEB, a Área de Localização Empresarial da Benedita, que acabara de ser inaugurada, mas para a qual já se falava numa expansão com mais 50 lotes.

Esta foi também a semana da Ode à Primavera, com mais de 1600 andorinhas, do “Domar o Fogo” e do regresso a casa da pianista Patrícia Costa.

Esta semana decorria a Feira do Ensino & Formação da Gazeta das Caldas, na Expoeste. Neste mês inicíamos as entrevistas aos candidatos pelo distrito nas últimas Legislativas, anunciámos os homenageados do 15 de maio e entrevistámos o capitão do Caldas SC, Thomas Militão, por ocasião do seu último jogo.

Também este mês oferecemos aos leitores um suplemento dedicado aos Escuteiros.

maio: A obra na entrada Norte da cidade das Caldas

No dia 29 de maio a Gazeta das Caldas saía para as bancas com uma manchete dedicada à polémica em torno do novo muro na entrada Norte da cidade das Caldas. Questionámos a autarquia que apresentou as suas justificações relativamente àquela empreitada.

Numa semana em que oferecemos aos leitores um suplemento dedicado à Rainha D. Leonor, da autoria de Carlos Querido (o primeiro de vários, integrados nas comemorações do centenário do jornal), mas também uma revista sobre as empresas da Benedita, foi notícia a representação portuguesa no Festival do Livro de Paris, por parte da livraria Bichinho do Conto.

No Desporto destaque para a de saída de Manuel Nunes da presidência da Associação de Futebol de Leiria para exercer o cargo de coordenador geral das comissões permanentes da Federação Portuguesa de Futebol, que lhe valeu a seta para cima do Zé Povinho.

Demos conta da tomada de posse de Bruno Duarte como novo comandante dos Bombeiros de Óbidos, da reunião dos agentes culturais num fórum participativo e de que a Associação Portuguesa A Voz do Autista começou a trabalhar nas Caldas.

Nas edições deste mês destacam-se temas como o “apagão”, as comemorações do 25 de Abril, a realização de mais um Oeste Lusitano e as festas da cidade. Nota ainda para a apresentação da estratégia e marca das Caldas, bem como para o rescaldo das Legislativas, com cinco eleitos da AD, três do Chega e dois do PS no distrito de Leiria.

A criação das peças comemorativas do centenário da Gazeta das Caldas, por parte de autores locais, com a exposição “100 anos, 10 autores, 10 peças”, que esteve patente no Museu do Hospital e das Caldas, foi outro dos temas neste mês de maio, tal como a mudança do centro de saúde para instalações provisórias, no antigo externato Ramalho Ortigão, durante as obras naquele equipamento.

junho: A regata no lago do parque

A Regata no lago do Parque D. Carlos I, uma iniciativa da Gazeta das Caldas e Museu do Hospital e das Caldas, fez a manchete do jornal no dia 12 de junho. A tradição cumpriu-se, com muita animação. Este ano o destaque foi para as equipas que fizeram indumentária relativa ao centenário do jornal.

Nesta edição damos a conhecer os “Caldenses nota 20”, Patrícia Santos e Rafael Dias, mas também noticiamos que Hugo Oliveira seria candidato à Câmara das Caldas (note-se que foi também neste mês que demos a conhecer o apoio do PS ao VM).

Ainda no que à Política diz respeito, a apresentação da candidatura de António José Seguro à Presidência da República, no CCC, foi outro dos temas fortes do mês, que começou com o assinalar do Dia Mundial do Ambiente, com um trabalho com as associações sobre os principais desafios que estas enfrentam.

Na Economia é notícia a realização de uma auditoria externa na ACCCRO, que havia apresentado as suas contas aos associados com um resultado líquido positivo de mais de 46 mil euros.

Também em junho demos a conhecer a história de duas “Gazetas” centenárias, a das Caldas e a de Antuérpia, na Bélgica.

Foi notícia a agressão a Fernando Costa numa obra camarária e no Desporto, João Almeida voltava a estar em grande destaque com a vitória na Volta à Suíça, conquistando três “Maravilhas” num ano, um feito ao alcance de muitos poucos a nível mundial. Isto após as vitórias no País Basco e na Romândia. O ciclista caldense, que representa a UAE Emirates, a ter uma primeira metade do ano avassaladora.

O Caldas Late Night, que “invadiu” a cidade com arte foi abordada neste mês, em que oferecemos aos nossos leitores um suplemento dedicado ao Footmania, o torneio de futebol jovem que decorreu novamente na cidade termal.

julho: Ministro da Defesa nas Caldas

O Juramento de Bandeira que decorreu na Avenida 1º de Maio foi o acontecimento que mereceu a manchete da edição de 10 de julho, com o ministro da Defesa, Nuno Melo, em primeiro plano. A cerimónia juntou nas Caldas um total de 177 oficiais, sargentos e praças de cinco instituições militares e atraiu a curiosidade do público.

Nessa semana noticiamos as dificuldades sentidas na Promol, então com os trabalhadores a temerem o encerramento da fábrica que viria a ser confirmado. A realização da Naifa, com 500 cuteleiros no CCC, e do Footmania, com 3200 atletas, são acontecimentos marcantes da semana, em que é anunciado o financiamento que garante a reabilitação da escola do Alvito.

Em julho damos conta das iniciativas de verão que os leitores podem então encontrar um pouco por toda a região, noticiamos o lançamento de várias obras artísticas e damos conta da evolução na preparação das autárquicas.

As escavações que encontraram novas pegadas de dinossauros em Salir do Porto, a demissão em bloco dos três vereadores do PSD em Óbidos e a vitória de António Morgado nos nacionais de contrarrelógio foram notícia, assim como a participação de Eva Duarte no World Cosplay e de Beatriz Amorim no Mundial de Debate Escolar.

Nas páginas do jornal, entre muitas outras, encontramos reportagem da inauguração da Rua da Estação e passagem pedonal, outra sobre o dispositivo de segurança no areal da Foz do Arelho e ainda uma dedicada aos cem anos da Casa do Pão de Ló de Alfeizerão.
Neste mês foram ainda produzidas pela equipa da Gazeta das Caldas as revistas “PME Líder do Oeste e Rio Maior” e a já tradicional “Casa e Decoração”, oferecidas na compra do jornal, assim como o suplemento sobre José Tanganho, que fazia parte das “Crónicas do Centenário”, de Carlos Querido.

agosto: Agosto é mês de Tasquinhas na Expoeste

Agosto é mês de Tasquinhas na Expoeste e, na edição do dia 14, a Gazeta das Caldas traz uma grande fotografia daquele que, por estes dias, é o maior restaurante do Oeste.
Nesta edição oferecemos ao leitor um roteiro pelas praias da região, num convite ao mergulho ou a banhos de sol.

Numa cidade que se quer termal, é notícia de primeira página a comparticipação estatal dos tratamentos termais até 110 euros por utente.
A evolução positiva das exportações é destaque na Economia, enquanto que no Desporto damos conta do arranque da Liga 3, com vitória do Caldas SC.

A Corrida dos Burros em Ferrel, o arranque do Comunicar (com) Ciência e a criação de um shuttle que liga a vila de Óbidos às praias do concelho são outros temas de primeira página.

Durante este mês de agosto a Gazeta das Caldas produziu ainda um roteiro pelos parques de campismo e de glamping da região, bem como a revista da Liga 3. Fez o acompanhamento da campanha para as Autárquicas, deu conta da evolução no combate ao fogo bacteriano que ameaça os pomares e trouxe aos leitores a reportagem da Feira do 15 de Agosto e do Dia do Emigrante, entre outros.

Os 100 anos da Banda das Gaeiras, que nasceu no mesmo dia da Gazeta das Caldas, a passagem pela região de Jonas Böhlmark, que rema pela costa europeia pela síndrome bipolar e a entrevista com Nelson d’Os Lords são outros temas interessantes deste mês em que noticiámos que o Caldas estava a estudar uma parceria com investidores americanos para criar uma SAD e que o AD Alvorninha se sagrou campeão distrital de futebol de praia.

Nota ainda para a maior viagem de comboio do mundo, realizada por um alcobacense, que saiu de São Martinho do Porto e parou em Singapura.

setembro: Os 150 anos do Zé Povinho

A 25 de setembro a Gazeta das Caldas faz a sua manchete com uma fotografia da exposição dos 150 anos do símbolo do povo, Zé Povinho, por ocasião das conferências nas Caldas sobre esta figura.

Outro tema forte da edição é uma peça sobre o jovem Bernardo Raimundo, que é natural das Caldas e que integra a equipa da Fundação Champalimaud que investiga um método para detetar cancro através da respiração. O caldense recebeu mesmo o destaque do Zé Povinho, numa semana em que a descer veio Mithá Ribeiro, do Chega.

Na Política, esta semana prosseguiam as entrevistas aos candidatos às Câmaras da região e começavam também os debates autarquicos organizados pela Gazeta das Caldas.

No Desporto destacou-se a vitória da russa Polina Iatcenko, de apenas 21 anos, no Caldas Ladies Open, na Cultura é tema o Caldas Film Fest, com 18 filmes apresentados na sua segunda edição e, na Educação, há uma reportagem sobre a reunião relativamente aos CTE que trouxe às Caldas o ministro da Educação, Fernando Alexandre.

Também nesta edição era oferecida aos leitores a primeira edição da revista Oportunidades – Oferta imobiliária no Oeste.

Em setembro foi ainda distribuída a revista Dias do Jazz, o suplemento sobre Luiz Pacheco, que integrou as “Crónicas do Centenário” da autoria de Carlos Querido, e um outro suplemento dedicado exclusivamente ao Regresso às Aulas.

A participação histórica de João Almeida na Vuelta foi acompanhada no jornal, que noticia os seus feitos desde criança, bem como o combate dos Soldados da Paz da região aos incêndios florestais. Os eventos de verão, como a Frutos, nas Caldas e outros espalhados um pouco por toda a região, também são motivo de cobertura.

outubro: Um século a cumprir uma missão

Em outubro, na edição do dia 2, a Gazeta das Caldas comemorou os seus 100 anos. A primeira página, com uma ilustração da autoria de Cristina Sampaio, apresenta dois Zés Povinhos, um dos tempos da fundação do jornal e outro da atualidade. “1925-2025 : um século a cumprir uma missão”, lê-se na primeira página de uma edição comemorativa que apresenta um texto do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, mas também de várias personalidades ligadas ao mundo da imprensa e à própria Gazeta das Caldas.

Esta foi a edição que marcou a despedida do diretor de mais de 50 anos deste título, José Luiz de Almeida Silva, num momento de profunda gratidão, respeito e reconhecimento.

Na Política, nova polémica entre VM e PSD, com a Assembleia para discutir o processo da Erguibel, que exigiu ao município uma indemnização de 55 milhões de euros.

Foi também notícia esta semana a realização dos debates autárquicos promovidos pela Gazeta das Caldas em Peniche, Bombarral, Cadaval, Óbidos e Caldas.

Na Economia, destaque para os 60 anos da empresa caldense Braz Mendonça da Conceição e no Desporto as polémicas eleições no Clube de Ténis terminaram com a vitória de Michel Thiran.

Em outubro foi ainda manchete a Lagoa de Óbidos e a promessa de melhores condições, assim como as autárquicas na região, com a polémica nas Caldas relativamente às urnas abertas, a vitória do VM para a Câmaa e a impugnação do PSD, bem como o acompanhamento de todo o processo que culminou com o Constitucional a rejeitar o recurso dos social-democratas.

Foi neste mês que arrancou a Volta!, que recriou, um século depois, a Volta a Portugal a Cavalo, conquistada pelo caldense José Tanganho.
Aos leitores, no mês de outubro, oferecemos gratuitamente a revista das 250 Maiores Empresas do Oeste.

novembro: A Saúde, um problema crónico do Oeste

A divulgação de um relatório que mostrava que o Oeste tinha o pior rácio de médicos e enfermeiros por habitante do país foi o motivo para um trabalho alargado dedicado à Saúde, na edição de 20 de novembro. Fomos ouvir todas as forças políticas caldenses que concordaram que a região estava “esquecida” pelas políticas de Saúde. Ainda dentro dessa área, demos nota da falta de capacidade de resposta no Serviço de Pediatria para os problemas de saúde mental, por ocasião das XXX Jornadas da Pediatria de Leiria e Caldas da Rainha, no CCC.

No Desporto João Almeida terminava o ano como o quinto melhor ciclista do mundo e renovara contrato com a sua equipa até 2028 e na Economia era notícia a criação do Corredor de Inovação da A8, pelas incubadoras de Caldas, Óbidos, Leiria e Loures. Isto numa semana em que começamos a falar do Natal na região, apresentando as iniciativas dos vários municípios, e em que é inaugurada a exposição “Não Navega. Cavalga”, no CCC.

As comemoração dos 500 anos da Rainha D. Leonor são outro dos temas fortes por estes dias na cidade que fundou.

Com o jornal, esta semana, era distribuído o suplemento dos Bombeiros e ainda o Diretório da Saúde e Bem-Estar.

A tomada de posse do executivo municipal nas Caldas, o Pão por Deus e a vitória do Caldas SC na Taça de Portugal, eliminando o Tondela, da primeira divisão, foram alguns dos destaques deste mês de novembro, em que foi notícia o incidente institucional entre Fernando Costa e Vítor Marques, os presidentes da Assembleia Municipal e da Câmara, respetivamente, após acusações do primeiro ao segundo.

Nota ainda para a eleição do presidente da Câmara de Alcobaça, Hermínio Rodrigues, para presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste.

dezembro: Uma edição dedicada à Ciência

O Metatrichoniscoides salirensis, na primeira página da edição de 18 de dezembro, não deixa ninguém indiferente e suscita a curiosidade para o que encontramos no interior. Este, que é o único animal endémico das Caldas da Rainha, ilustra a primeira de uma semana dedicada à Ciência, com a diretora convidada, Ana Sofia Reboleira.

As águas termais das Caldas, que são “um recurso com potencial estratégico” estão em foco nas centrais, mas nesta semana fala-se dos sismos e da cerâmica, dá-se a conhecer o percurso de Maria de Jesus Fernandes e de Jorge Serrazina, dos Silos – Contentor Criativo e das empresas tecnológicas da região. Damos ainda conta dos impactos do Geoparque Oeste no território.

A primeira greve geral nos últimos 12 anos também fez parte da cobertura mediática desta edição, que apresenta vários temas natalícios, uma constante ao longo deste mês de dezembro.

Outra constante é o braço de ferro entre PSD e VM relativamente ao saneamento continuava a fazer correr muita tinta, desta feita com os votos contra dos vereadores “laranjas” no Orçamento dos SMAS e tarifário do saneamento, abstendo-se no orçamento municipal e votando contra o mapa de pessoal.

No Desporto é notícia o calendário de João Almeida para a próxima temporada, na edição em que é escolhido como Figura do Ano. A Gazeta das Caldas, cujo centenário foi o Acontecimento do Ano, era esta semana distinguida pela Associação Portuguesa de Imprensa e apresentava a exposição no Âmbito Cultural do El Corte Inglés de Lisboa, com a conferência por José Pacheco Pereira.

Este mês foi ainda notícia a classificação da Lagoa de Óbidos como Sítio RAMSAR e oferecemos aos leitores o suplemento das PME Excelência do Oeste.

 

Loading

- publicidade -