Ano Internacional da Química assinalado na Escola Bordalo Pinheiro

0
641
- publicidade -
Os alunos participaram na sessão de abertura dramatizando e dando a conhecer a biografia de vários químicos do século XX

Decorreu a 10 de Fevereiro na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, a cerimónia de abertura do Ano Internacional da Química que contou com Filomena Camões, docente de Química na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Durante a  cerimónia, António Veiga, director da escola, referenciou que este estabelecimento de ensino, após as obras, vai passar a ter óptimas condições para quem quiser estudar Química. Aproveitou para agradecer a colaboração que esta escola tem tido do pólo da Universidade Católica no apoio ao curso de Análise Laboratoriais.
O Ano Internacional da Química tem como objectivos divulgar a importância desta disciplina na vida e para o futuro e ainda o de desenvolver nos alunos o gosto pelo estudo das Ciências em  geral e da Química em particular.
Para este ano esta escola, no âmbito desta iniciativa, vai assinalar o Dia Mundial da Água (22 de Março) e vai organizar um workshop de Química nos Encontros CIP (Circle of International Partnerschools) que decorrerão entre os dias 5 e 11 de Maio. No final do ano lectivo decorrerá a Festa da Química que vai incluir palestras, workshops e apresentação de trabalhos.
O Ano Internacional da Química 2011 é uma iniciativa da União Internacional de Química Pura e Aplicada e da UNESCO. É uma celebração das conquistas da Química no mundo e das suas contribuições para o bem-estar da humanidade.
Sob o tema unificador “Química, a nossa vida, o nosso futuro” o Ano da Química quer chegar a todo o globo, com oportunidades de participação pública a nível local, regional e nacional.
Após a palestra de Filomena Camões – docente que orienta mestrados e doutoramentos nas Áreas da Electroquímica e do Ensino da Química na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa – sobre “Água, uma solução química” seguiram-se várias apresentações dos alunos. Houve uma dramatização sobre a Tabela Periódica, foram apresentadas biografias sobre químicos do século XX e foi prestada homenagem a um químico e poeta português: Rómulo de Carvalho, mais conhecido pelo seu pseudónimo António Gedeão. Na sessão foi conhecido o vencedor do cartaz que servirá para divulgar na escola o Ano Internacional da Química. A melhor proposta foi a de Ruben Leitão do 11º ano.
Em 2011 celebra-se também o Centenário da atribuição do Prémio Nobel da Química a Marie Curie, tendo alunos da Allicance Française feito uma apresentação sobre esta cientista. O curso de Turismo da Bordalo Pinheiro fez ainda uma apresentação designada “La Chimie Saltimbanque”.

N.N.

- publicidade -