Secretário de Estado da Saúde esteve na linha da frente do combate à pandemia. Foi eleito de forma unânime pela redação da Gazeta
António Lacerda Sales foi eleito a personalidade do ano de 2020 para a Gazeta das Caldas. A escolha do secretário de Estado Adjunto e da Saúde colheu a unanimidade na redação, dado que o governante esteve na linha da frente do combate à pandemia de covid-19 que marcou o ano que está a terminar.
Natural de Leiria, onde nasceu em 1962, viveu a infância no Bombarral, onde foi escuteiro e campeão distrital de futebol pelo Bombarralense, tal como recordou a revista “Sábado”, em agosto, que lhe traçou o perfil dias depois de se ter emocionado numa das múltiplas conferências de imprensa diárias sobre a pandemia, ao anunciar um dia sem mortes no país.
Há dias, Lacerda Sales fez questão de fazer um agradecimento público, recorrendo a imagens, precisamente, dessas conferências de imprensa.
“Passei muitas horas deste ano nesta sala que é já conhecida da generalidade dos portugueses. Obrigado a todos os dirigentes dos organismos do SNS e a todos os especialistas e profissionais de saúde que nos ajudaram a esclarecer nos últimos meses os cidadãos”, escreveu na página oficial no Facebook,
Licenciado em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, é especialista em ortopedia. Trabalhou durante muitos anos em Leiria, até ser chamado a aderir ao PS. Foi presidente da Federação Distrital de Leiria do PS e eleito deputado em 2015. Em 2019, integrou o governo de António Costa, que, já durante a pandemia, o acabou por “promover”, passando de secretário de Estado da Saúde para secretário de Estado Adjunto da Saúde.