O anúncio apresenta a Partilha Casa: um projeto nacional que une gerações
O terminal rodoviário das Caldas e o café Capristanos, no centro da cidade, servem de cenário ao mais recente anúncio publicitário da Meo, filmado a 12 de novembro e que contou com perto de uma dezena de figurantes, entre eles uma jovem caldense. É daquela estação que parte, de autocarro, uma jovem para ir estudar e que fica alojada na casa de uma idosa. É assim apresentada a Partilha Casa: um projeto nacional que visa ajudar a colmatar o problema do alojamento universitário e da solidão entre os mais velhos em Portugal. De acordo com a empresa, trata-se de uma iniciativa nacional, a três anos, que tem por objetivo a divulgação de programas que fomentam a partilha de alojamento entre seniores e jovens estudantes universitários, em circunstâncias de plena convivência e de ferramentas que facilitam o acesso aos mesmos e vão ao encontro das necessidades da população portuguesa. O conceito é simples: juntar jovens universitários que procuram alojamento e seniores que vivem sozinhos e apreciam a companhia, concretiza.
Ainda de acordo com a Altice, Portugal é o país da União Europeia a envelhecer mais rapidamente e 1, 7 milhões de idosos afirmam viver em solidão. Ao mesmo tempo, 95% dos jovens vivem com os pais e a renda média dos contratos de arrendamento mais recentes corresponde a mais do triplo dos contratos antigos.
A Partilha Casa surge, assim, como uma solução que “permite mitigar a dificuldade de acesso a alojamento a um custo acessível por parte de jovens universitários deslocados do seu contexto familiar e a solidão da população sénior”.
O website partilhacasa.pt disponibiliza uma plataforma que integra os programas parceiros que fomentam a partilha de casa intergeracional e abre a porta a que outros se desenvolvam e associem a esta iniciativa que tem, como um dos objetivos, dinamizar uma maior prevalência deste tipo de soluções por todo o país, explica em nota de imprensa. ■