Chegou a Tronchuda, o novo prato com o qual se pretende criar uma referência para a gastronomia caldense. A iniciativa foi da ACCCRO, que desafia todos os restaurantes a criar a sua própria receita para uma mostra que terá lugar dentro de mês e meio.
A ideia base é uma trouxa de couve que envolve um recheio trabalhado de forma livre por cada restaurante aderente.
“Havia necessidade de criar um elemento identificador da gastronomia caldense, que não existia, por isso foi preciso desenvolver um produto novo”, explicou Paulo Agostinho, presidente da associação, à Gazeta das Caldas, acrescentando que se trata de um processo similar ao da criação do Pastel Bordallo.
Foi realizado um estudo sobre os produtos que poderiam ser identificadores das Caldas e com produção durante todo o ano. A ligação foi feita através dos produtos frescos da Praça da Fruta, sob a forma de uma couve. A tronchuda é uma couve fechada e o seu nome reporta também para uma trouxa.
Dez restaurantes estiveram envolvidos no desenvolvimento deste produto e a apresentação decorreu no passado dia 5 de Março, no restaurante Marta’s Place.
Trinta convidados experimentaram 10 versões da Tronchuda desenvolvidos pelos restaurantes Marta’s Place, Maratona, Casa Antero e Raízes e o resultado foi positivo, defende Paulo Agostinho. “Deu para perceber criatividade dos chefs e os convidados gostaram tanto do conceito como dos pratos em si”.
A ideia passa agora por envolver o máximo de restaurantes caldenses possível. “Queremos envolver todos, porque o objectivo da ACCCRO é tornar Caldas da Rainha num destino de excelência”, realça Paulo Agostinho.
Cada estabelecimento pode desenvolver a sua própria receita. A condição é formar uma trouxa com a folha de couve. Para o recheio o limite é a imaginação. Pode ser quente ou fria, de carne, peixe, vegetais, ou doce, para comer com o garfo ou com colher.
Para promover o produto será criada uma mostra anual, cuja primeira edição decorrerá durante a última semana de Abril e a primeira de Maio.
No entanto, o objectivo é que os restaurantes mantenham a Tronchuda o ano inteiro nas suas ementas, de forma a que se possa criar também um roteiro.