A comunidade paroquial de Peniche pretende erguer um memorial de homenagem a Monsenhor Manuel Bastos, falecido há cerca de dois anos e que durante mais de seis décadas exerceu funções sacerdotais na paróquia de Peniche. A peça escultórica, da autoria do artista caldense Carlos Oliveira, deverá ser inaugurada em Setembro do próximo ano e ficará instalada junto ao Lar de Santa Maria, em Peniche.
A obra será construída em bronze e integra um busto do homenageado e duas placas com motivos que ilustram o percurso do homenageado.
Com seis metros de cumprimento e dois metros de altura, o memorial terá um custo de cerca de 45 mil euros, totalmente suportados pela comunidade paroquial. A sua inauguração está prevista para o dia 14 de Setembro de 2013, a data que assinala o dia de aniversário em que o sacerdote iniciou funções como pároco em Peniche.
A apresentação pública do projecto foi feita no passado dia 5 de Maio, numa sessão onde também foi divulgada a constituição da comissão pró-memorial, liderada pelo pároco Pedro Silva, e que irá promover um conjunto de iniciativas com o objectivo de construção do monumento.
O primeiro evento está agendado para 12 de Junho, data que assinala o segundo ano da morte de Monsenhor Bastos, e consiste na estreia de um musical que irá recriar a vida e a obra do homenageado. Mais tarde, em Setembro, terá lugar um jantar no pavilhão polidesportivo do Stella Maris e, para o mês seguinte, está agendada uma noite de fados na associação recreativa penichense.
Ainda no âmbito desta campanha de angariação de fundos para a construção do memorial, o escultor produziu duas peças – uma placa e um busto – de dimensões mais reduzidas, que poderão ser adquiridas por todos os interessados em colaborar neste projecto. O busto tem o preço de 120 euros e as placas de 20 euros.
Todos os interessados que queiram fazer o seu donativo a favor da construção do memorial poderão entrar em contacto com a comissão ou com a paróquia de Peniche. Em todos os bancos da cidade irá funcionar uma conta específica pró-memorial Monsenhor Bastos.
Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt