ASAE apreendeu 52 mil litros de vinho no Oeste

0
1302

A ASAE (Autoridade Segurança Alimentar e Económica) apreendeu 52.300 litros de vinho (tinto e branco) a granel, avaliados em cerca de 24 mil euros, a um produtor, armazenista e embalador da zona Oeste. O vinho foi apreendido por falta de documentação de suporte quanto à sua origem.
Em comunicado, a ASAE informa que, desta forma, foi evitada a introdução de produtos vitivinícolas submetidos a práticas indevidas na sua produção e que aquela entidade “mantém desta forma o seu empenho no combate à economia paralela, promovendo a leal concorrência e a garantia da introdução no mercado de produtos seguros”.

Já no que diz respeito à comunicação, a ASAE não parece ter o mesmo empenho. O nosso jornal tentou contactar esta instituição, mas não obteve respostas.
O infractor pode agora ser punido com uma coima de 500 a 10.000 euros. A ASAE, citada pela agência Lusa, não divulgou a localização do produtor “por razões operacionais e de investigação”. A apreensão ocorreu a 17 de Agosto e foi efectuada “após investigação prévia”.

Carros roubados e droga na região

Várias viaturas foram furtadas na região. A 15 de Agosto a GNR registou o furto de uma viatura ligeira de passageiros do interior da garagem de uma residência em Atouguia da Baleia (Peniche). No dia 21 de Agosto a GNR tomou conta de mais uma ocorrência do mesmo tipo: um carro (também ligeiro de passageiros) que estava parqueado na via pública, na Benedita, e que foi furtado.
A 16 de Agosto, o furto foi em São Martinho do Porto, sendo que esta viatura (ligeiro de passageiros) apareceria dois dias depois incendiada em Ferrel.
Durante esta semana houve quatro detidos por posse ou tráfico de droga. No dia 15 de Agosto, no Bombarral, foi detido um indivíduo do sexo masculino, maior de idade. Foram apreendidas 61 doses de haxixe.
No dia 18, pelas 2h30, a PSP deteve na Nazaré um jovem de 22 anos por posse de 50 doses de haxixe, tendo o detido sido notificado a comparecer às autoridades competentes. Por fim, no dia 20 de Agosto, em Pataias, a GNR procedeu à detenção de dois indivíduos com 111 doses de haxixe.
Na tarde de 17 de Agosto foi detido, em Alcobaça, um homem de 38 anos que conduzia um ligeiro de passageiros sem estar legalmente habilitado para o efeito. Dois dias depois, na Nazaré, um homem de 47 anos, que falsificou as matrículas do seu automóvel foi detido, tendo sido notificado a comparecer às autoridades competentes.
Nas Caldas, pelas 3h40 do dia 23 de Agosto, a PSP deteve um homem de 37 anos que conduzia um ligeiro de passageiros com uma taxa de álcool no sangue de 1,74 g/l.
Durante esta semana a GNR registou 38 acidentes rodoviários, dos quais resultaram 14 feridos ligeiros.