Associação caldense apresenta a pedra da região em Espanha

0
836
Membros dos vários parceiros deste projeto europeu
- publicidade -

Documentário A Arte da Pedra exibido em Almendralejo

A Associação da Minha Rua – ONG, que foi fundada em julho de 2023 nas Caldas, promove esta sexta-feira, 28 de fevereiro, o evento final do projeto europeu “Their Jobs, Our Heritage”. Serão apresentados documentários no Museo de Villafranca de los Barros, em Almendralejo (Espanha), a partir das 9h30, seguindo-se uma mesa-redonda dedicada à preservação dos ofícios ibéricos tradicionais e estratégias para proteger estas profissões, bem como formas de atrair jovens para a sua aprendizagem e prática.

O documentário “A Arte da Pedra”, que foi produzido pela Associação da Minha Rua em parceria com a Contextos e a Wazo Coop, explora o percurso da pedra desde a sua extração até à transformação artesanal, focando-se na região de Leiria e na história de António Caetano Marcelo Lourenço, que é canteiro. Conta ainda com vários testemunhos de intervenientes deste setor. Além de “A Arte da Pedra”, o evento apresentará outros documentários produzidos no âmbito do projeto “Their Jobs, Our Heritage”, como o filme realizado pela Contextos, no Algarve, sobre o atelier de azulejaria Aresta Viva, e o documentário da Wazo Coop, que destaca o ofício das bordadeiras de Almendralejo.

- publicidade -

O projeto foi financiado pelo programa Erasmus+ da União Europeia, e foi coordenado pela associação caldense. No âmbito do mesmo foi feito “um levantamento das profissões tradicionais em risco na região de Tierra de Barros, em Espanha, e nas Caldas da Rainha e Faro” que “incluiu visitas a oficinas e inquéritos para analisar o impacto económico e social dessas profissões e promover a sua valorização junto das novas gerações”, explicou a presidente da associação, Mónica Pereira Lourenço.

Quase a celebrar dois anos de existência, esta organização não governamental, formada por jovens de diferentes áreas de formação, tem promovido atividades em todo o país, como o “Ensaiar a Democracia”, no Festival Política Lisboa 2023, exposições, teatros, workshops e presenças em colóquios, bem como outras atividades desportivas e culturais. O papel da Mulher na Política, a Liberdade, a defesa da União Europeia, os Direitos Humanos e a luta contra as alterações climáticas são alguns dos focos da associação.

- publicidade -