Associação de Peniche com projectos para jovens na Islândia e em Itália

0
557

A Associação Juvenil de Peniche (AJP) está a desenvolver um projecto de serviço voluntário europeu, denominado Growin within Europe, que permite aos participantes ter uma experiência de voluntariado na Islândia e em Itália. O projecto conta com o apoio financeiro do programa Erasmus+ e está aberto a todos os jovens com idades compreendidas entre os 18 e 30 anos, que durante o intercâmbio terão alojamento, alimentação, apoio linguístico, viagem paga para o país escolhido e uma bolsa mensal da organização de acolhimento.
Os projectos, de um mês de duração, irão decorrer em Outubro e a associação ainda tem algumas vagas em aberto, com as candidaturas apresentadas através 262785262 ou ajpx.international@gmail.com. Até à data foram envolvidos oito jovens da região, nomeadamente de Peniche e das Caldas da Rainha, que irão trabalhar na área social, em centros de actividades de tempos livres de crianças e jovens, em Itália, e em projectos ligados à sustentabilidade ambiental, na Islândia.
A AJP aderiu em Fevereiro de 2001 ao Serviço Voluntário Europeu e actualmente conta com quatro jovens voluntários europeus, oriundos de França, Luxemburgo e Polónia a desenvolver actividades em Peniche.
Ao longo dos últimos 18 anos esta associação já acolheu cerca de 250 voluntários vindos dos mais diversos países da Europa, que participaram em actividades educativas e de animação com crianças, bem como, de apoio a iniciativas culturais e ambientais da comunidade. Desde 2005 que enviou 62 jovens para vários projectos a decorrer um pouco por todo o mundo, tendo neste momento uma voluntária na Bolívia.