Presidente da Câmara garante que “os prazos vão encurtar”
Tem sido tornado público que várias associações do concelho têm ainda subsídios por receber por parte da Câmara das Caldas.
Gazeta das Caldas questionou o presidente do município, Vítor Marques, que esclareceu que “em relação às associações desportivas, em que os apoios agora têm que passar pela plataforma que faz as avaliações, houve um atraso significativo, inclusive das próprias associações, a colocar na plataforma a informação e houve, também, da parte do município, algum tempo para poder para dar resposta e verificação”.
O autarca diz que “os serviços do município já têm maior capacidade de resposta, a avaliação é muito mais célere”, admitindo que “havia aqui já um número de pedidos significativo”. O edil caldense frisa que este “é um processo que está a atingir a normalidade”, também porque as associações já estão mais familiarizadas com a plataforma. Também nesse sentido, a autarquia promoveu esta semana uma sessão de formação para os dirigentes associativos.
“O que tenho em minha posse são pedidos de finais de julho e agosto, que começaram a ficar disponíveis para pagamento”, conta, dizendo que “deram entrada mais cedo, mas tiveram que ser avaliados”.
Segundo Vítor Marques, “os prazos vão encurtar”, tendo a autarquia recentemente procedido ao pagamento de vários subsídios. “Vamos regularizar todos os que estiverem pendentes”, garantiu. A plataforma está a funcionar desde o princípio do ano e a autarquia está disponível para avaliar e fazer eventuais correções. Nas outras associações, não sujeitas à plataforma, os pagamentos decorrem com normalidade. “Alguns ficaram retidos porque faltava documentação e agora estamos a fazer o pagamento respetivo”, contou, admitindo que há pedidos que remontam a maio. “Todas as semanas estamos a fazer pagamentos”, salienta. Em relação ao ano passado, “a situação atrasou-se cerca de dois meses, por questões de procedimentos internos e não por questões financeiras”, ressalvou. ■