Automóveis eléctricos, sim ou não?

0
702

Andámos na rua a perguntar às pessoas se os automóveis eléctricos são uma opção válida. A opinião generalizada é de que sim e que em poucos anos estes serão os automóveis mais comercializados. No entanto, a curta autonomia e os preços elevados ainda são vistos como entraves à aposta nestes veículos.

Rui Pinheiro, Caldas da Rainha
Sim, os carros eléctricos justificam-se porque é preciso reduzir a pegada ecológica e o caminho é esse. Estes carros utilizam uma energia renovável e no orçamento familiar permitem uma poupança, até na questão da manutenção, que é muito menor que num automóvel comum. Mas há outra questão. A fonte de rendimento do Estado ainda continua a ser o gasóleo e a gasolina. Onde é que eles vão buscar a receita depois? Vão aumentar os impostos aos carros eléctricos?

Luana Mota, Peniche
Acho que neste momento o investimento é muito grande e eu, pessoalmente, não tenho possibilidades para isso. Mas se tivesse claro que sim, apostaria, porque é uma mais-valia para o meio-ambiente. Acho que as leis vão alterar em relação aos combustíveis fósseis, por isso seria um bom investimento. Mas penso que antes de um eléctrico optaria por um híbrido, por causa da questão da autonomia, e daqui por uns aninhos talvez os elétricos tenham mais autonomia e sejam um pouco mais baratos. Espero que sim.

Rita Roldão, Caldas da Rainha
Acho que sim, que faz sentido, porque é preciso combater a poluição. Nesta altura penso que estes automóveis ainda têm pouca autonomia e são muito caros. Mas o futuro passa por aí. Se calhar, dentro de 10 anos, ou talvez menos, a maioria dos automóveis já sejam eléctricos. Nesta altura também não existem muitos postos públicos de carregamento, o que também desencoraja à compra destes automóveis.

Sandra Arantes, Bombarral
Sim porque provocam menos poluição e são mais económicos. Gostaria de ter um, mas depende do preço e, de momento, acho que ainda são muito caros. Talvez os meus filhos, no futuro, já só tenham carros eléctricos. Mas, por enquanto, na minha geração, acho que ainda faremos muitos quilómetros com carros com combustíveis fósseis.

Filipe Pacheco, Caldas da Rainha
Os veículos eléctricos são bons na parte de consumo e da poluição, que não fazem. Mas pecam numa coisa, como são tão silenciosos na circulação, são mais perigosos para quem circula a pé ou de bicicleta, porque só se ouve o barulho das rodas no asfalto e pode provocar mais atropelamentos. Há outro problema, hoje o preço está muito exagerado, é um investimento ainda muito grande e é só para quem pode. Quem sabe daqui por cinco anos já esteja mais acessível a mais pessoas.

Paulo Lopes, Caldas da Rainha
Sim, desde que tenham alguma autonomia. Um eléctrico que dê para as pequenas viagens e fazer ida e volta sem ter que carregar, justifica. Penso que, enquanto não der para fazer Caldas-Lisboa-Caldas, pelo menos 200 quilómetros, não justifica de maneira alguma. Também temos os híbridos, mas estes são muito limitados na parte eléctrica, fazem poucos quilómetros. Um híbrido capaz de fazer 100 ou 150 quilómetros em modo eléctrico seria o ideal. Claro que quem tiver dinheiro pode comprar um Tesla e resolve esse problema. Mas penso que esse será o futuro e penso que está próximo. A ideia que tenho é que a tecnologia já existe, não a querem é por cá fora.