A campanha promovida pelo Banco Alimentar Contra a Fome do Oeste (BAO) no passado fim-de-semana resultou na doação de 53.288 quilos de alimentos recolhidos nas grandes superfícies, minimercados, lojas e lugares.
À semelhança de campanhas anteriores, além da recolha em grandes superfícies esta estendeu-se aos estabelecimentos das freguesias rurais.
Estes resultados ainda não incluem a campanha Vale e a campanha on-line, mas de acordo com nota de imprensa do BAO “são ligeiramente inferiores aos do ano passado”, que ascendeu as 57 toneladas.
Nas Caldas foi onde mais alimentos foram recolhidos (17.023), seguido de Alcobaça (11.877), Lourinhã (7.588), Peniche (5.391), Bombarral (4.302), Nazaré (4.063), Óbidos (1.869) e Cadaval (1.175).
A organização destaca a generosidade de quem contribuiu, mas também dos cerca de 1200 voluntários que, nos postos de recolha, transportes e armazéns do BAO, “deram o seu tempo e energia a esta acção e à concretização de valores de solidariedade”.
Os bens agora doados, juntamente com os excedentes alimentares recolhidos diariamente juntos dos produtores, supermercados e empresas do ramo alimentar, serão distribuídos pelas 61 instituições de solidariedade com as quais o BAO tem acordo. Estas apoiam cerca de 10 mil pessoas carenciadas, com cabazes ou refeições confeccionadas.