Banda Comércio e Indústria participou no desfile do 1º de Dezembro

0
1279
A banda caldense foi uma das 37 filarmónicas convidadas para este desfile

A Banda Comércio e Industria (BCI) foi uma das filarmónicas que participou no tradicional desfile comemorativo do 1.º de Dezembro, que teve lugar na Avenida da Liberdade, em Lisboa. Neste evento participaram cerca de 1600 músicos de 37 bandas filarmónicas e agrupamentos, oriundos de várias regiões do país.
O Grupo de Bombos de Atei (de Vila Real) e a Banda Sinfónica do Exército abriram o 8.º Desfile Nacional de Bandas Filarmónicas que teve início junto à Estátua dos Combatentes da Grande Guerra. No total desfilaram 52 músicos da Banda Comércio e Indústria, liderados pelo seu maestro, Adelino Mota. “Vivemos um dia diferente onde deu para ver que as bandas partilham as mesmas necessidades, dificuldades e alegrias”, disse o responsável. A BCI possui actualmente cerca de 70 músicos com idades entre os 11 e os 58 anos.
O cortejo culminou na Praça dos Restauradores com a actuação dos grupos que interpretaram, em simultâneo, o Hino da Maria da Fonte, o Hino da Restauração e o Hino Nacional, sob direcção do maestro da Banda Sinfónica do Exército, major Alexandre Coelho. Pela primeira vez, A Portuguesa foi tocada pelas bandas participantes, às quais se juntou o Coro do Orfeão de Castelo Branco.
Amanhã, sábado, 7 de Dezembro, decorrerá, pelas 17h00, no auditório da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, o concerto de Natal da BCI. No dia 14, a BCI fará uma arruada e actuará pelas ruas das Caldas, integrada na programação da Natal da ACCCRO. A banda caldense está também a preparar o concerto de Ano Novo que terá lugar no CCC, no dia 5 de Janeiro às 16 horas e que está perto de ter a sua lotação esgotada.