
O bar de gelo, uma das grandes atracções deste ano da Vila Natal, vai continuar aberto até finais de Janeiro, mas agora apenas ao fim-de-semana. No próximo dia 11 – feriado municipal em Óbidos – haverá entrada livre para os munícipes.
Até agora o bar já foi visitado por mais de três mil pessoas. “Foi excelente”, diz José Parreira, administrador da empresa municipal Óbidos Patrimonium, destacando a elevada afluência a esta inovação, mesmo com o custo praticado de 10 euros por meia hora de estada no interior do bar.
Esta forte adesão pagou o investimento feito, pelo que agora a organização irá baixar os preços dos bilhetes e, no final do mês tomará uma decisão sobre o futuro do espaço onde as temperaturas são sempre abaixo dos quatro graus negativos.
Já a Vila Natal terminou no passado dia 2 de Janeiro e, também ela, superou as expectativas da organização. Foi mais curta que nos anos anteriores (começou apenas a 10 de Dezembro), mas acolheu um maior número de visitantes por dia, num total de mais de 120 mil pessoas. De acordo com José Parreira, este ano também tiveram menos reclamações dos visitantes e estas estão normalmente associadas ao mau tempo e à impossibilidade das pessoas desfrutarem de todas as actividades existentes.
“Na última semana veio muita gente e entre eles bastantes estrangeiros que vêm a Óbidos nesta altura do ano”, disse, acrescentando que com a crise as pessoas estão a viajar menos para longas distâncias e esta zona acaba por beneficiar de muitos visitantes da área de Lisboa.
No evento trabalharam cerca de uma centena de pessoas a tempo inteiro, sobretudo estudantes. Além das associações locais, também participam outras da região, como é o caso do Hóquei Clube das Caldas que geriu a pista de gelo.
Este formato será para continuar em 2011.
Esta edição deu um lucro de cerca de 200 mil euros, que permite à empresa municipal aplicar noutras realizações deficitárias, como a Semana Santa, o Maio Barroco ou a Rede de Museus e Galerias.
Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt