Eram cerca de 11h30 do passado dia 5 de Outubro quando o centro da cidade foi invadido por sons de campainhas e buzinas, que lembravam os mais distraídos que era o feriado da Implantação da República e, como é habitual há 12 anos a esta parte, este é o dia em que as bicicletas antigas vêm em passeio desde o Campo até à cidade.
Este ano foram cerca de 130 os participantes nesta festa, a maioria vindo da região. Mas houve quem tenha viajado de mais longe para fazer este convívio, participantes de Guimarães, Coimbra, Fátima, Ourém, Pernes, Carregado e outras localizações.
Para José Lopes, membro da organização deste evento, que é iniciativa do Grupo Amigos da Natureza, a secção de cicloturismo da ACR Campo, “é agradável receber estas pessoas que vêm de longe, e só é pena não podermos retribuir-lhes as visitas”. No entanto, é bom sinal quando uma iniciativa deste género atrai pessoas de tão longe.
A recriação do tempo em que as famosas pasteleiras eram o principal meio de transporte vai além do simples passeio de bicicleta. A parte mais importante acaba por ser a componente de convívio que se gera, tanto entre os participantes, como aqueles que se lhes juntam no piquenique em plena Rua Dr. Miguel Bombarda. Aqui impera o cheio a chouriço assado e peixe seco, aos queijos e a pão. E também não falta o vinho para regar a comida e as conversas com o som dos acordeões em fundo.
É isso que destaca também José Lopes nesta iniciativa. “É o que as pessoas levam disto e que fazem mais gosto é esta parte do convívio com as pessoas que se juntam a nós”.
Este ano, ao contrário de outras edições, este ano não houve recriação de ofícios antigos, o que José Lopes justificou com falta de tempo.
O organizador agradeceu os apoios da Câmara das Caldas, das uniões de freguesia de Tornada e Salir do Porto, Sto. Onofre e Serra do Bouro, e de Nª. Sra. Pópulo, Coto e São Gregório, do Museu do Ciclismo e da Federação Portuguesa de Cicloturismo, das empresas A. Marques, Marilimp e BringInsurance e ainda dos acordeonistas que animaram a iniciativa.