O Belenenses foi o vencedor da Supertaça, que se disputou no passado dia 5 de Outubro no Campo de Rugby do Complexo Desportivo Municipal das Caldas da Rainha. Os azuis do Restelo venceram a Académica por 20-30 e juntaram assim o título de campeão da época passada com o de vencedor da Supertaça.
A Académica até foi a primeira a pontuar nas Caldas, perante uma bancada repleta com cerca de mil adeptos do rugby e com um clima bastante salutar de apoio às duas equipas. No entanto, os campeões nacionais não deixaram os créditos por mãos alheias e tomaram a liderança com o primeiro ensaio da partida, acabando por dominar a partir daí.
Aquele que é conhecido pelo Dia do Rugby, trouxe ainda às Caldas as supertaças de Sub18, na qual o Técnico se superiorizou à Agronomia por 34-24. Na competição feminina, disputada em formato de final four, Sporting e Agrária de Coimbra garantiram presença na final e a vitória sorriu às leoas, por expressivos 37-0. O Benfica ficou em terceiro lugar depois de bater as Panteras por 17-0.
Tinta Ferreira, presidente da Câmara das Caldas, disse à Gazeta das Caldas que receber o Dia do Rugby foi uma oportunidade que surgiu e que o município agarrou, manifestando satisfação pela forma como o evento decorreu. “Foi uma excelente jornada desportiva, com participação de muitas pessoas que vieram às Caldas, inserida numa aposta de turismo desportivo, que faz com que muita gente aqui fique, aqui jante e almoce, dando contributo para economia local”.
O rugby é uma modalidade que tem sido aposta nas Caldas há mais de duas décadas e tanto o município como o Caldas RC estão empenhados em continuar a promove-la, realça o autarca. E nesse sentido está em preparação um protocolo tripartido, entre o clube, a Câmara e a federação, para trazer mais iniciativas de relevo às Caldas, que podem passar por jogos e estágios de selecções nacionais, além de finais como estas.
Eduardo Pecegueiro, presidente do Caldas RC, diz que foi “um dia fantástico” para a modalidade, “com jogos muito bons, muito público, civismo e fair play”.
O evento movimentou perto de 50 jovens atletas do clube, que colaboraram na organização do evento em diversas tarefas. “O rugby tem conceito de família, obriga a uma união em campo que cria este espírito de entreajuda e os nossos atletas sempre dispostos a ajudar e a estar presentes”, observou, acrescentando que o evento foi importante para a promoção do rugby e dos seus valores.