Bolos das Águas Santas lançados nas Tasquinhas

0
348
O lançamento decorreu nas Tasquinhas deste ano

Associação, que tem o objetivo de recuperar o antigo balneário, está a angariar fundos para fazer as obras necessárias

A Associação Cultural e Recreativa das Águas Santas está atualmente a angariar fundos para a obra de recuperação do telhado e da caixilharia do antigo balneário. As chuvas de dezembro do ano passado fizeram ruir o antigo e degradado telhado.
E foi nesse sentido que pensaram em recuperar uma receita antiga, de família, de bolinhos secos que eram feitos nas Águas Santas e que passou de geração em geração. Agora o objetivo é tentar comercializá-los. O lançamento foi nas Tasquinhas deste ano.
Os bolinhos levam apenas farinha, açúcar, ovos, azeite e… águas santas (um ingrediente secreto, que tem 40º de volume alcoólico). “Como é uma receita antiga leva pouco açúcar, até porque era um alimento nobre e caro”, refere Eva Duarte, da direção da associação. Esta autodidata em cake design, que já tirou várias formações nessa área, recriou esta receita, que estará à venda na própria associação e noutros locais ainda a definir.
Depois de recuperar, com o apoio da Câmara das Caldas e da União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro, o telhado e caixilharia do antigo balneário das Águas Santas, que foi deixado ao abandono, a associação pretende dinamizar aquele espaço, incluindo uma vertente recreativa, mas também uma mostra museológica e histórica da associação.
Depois, gostariam de ver analisadas e recuperadas as águas que originaram a construção do balneário e, se possível, voltar a ter uma captação das águas que possa vir a ser de utilização pública.
Pedro Ventura, que é o presidente da associação desde 2022, realça que este é um projeto de carolice e muito familiar.
Recorde-se que a associação foi criada nos anos 90 do século passado, mas acabou por ficar sem atividade durante quase duas décadas. Nos últimos anos, as novas gerações pegaram no projeto dos mais velhos e tentaram retomá-lo, imprimindo-lhe uma nova dinâmica. ■