Bombeiros da Benedita inauguram central solar fotovoltaica

0
533
Central é composta por 65 painéis e vai permitir uma poupança estimada de 1000 euros mensais

Obra, avaliada em cerca de 78 mil euros, será inaugurada nas comemorações do 34º aniversário da associação.

A inauguração da Car Park/Central Solar Fotovoltaica é o momento alto das comemorações do 34º aniversário da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Benedita, que se vão realizar no dia 8 de dezembro.
A central, que foi instalada, como o nome indica, no parque de viaturas, é composta por um conjunto de 65 painéis e resulta de um investimento superior a 78 mil euros. Permitirão uma poupança de 40% nos gastos energéticos, correspondente a cerca de mil euros mensais. Outro marco do último ano foi a criação do fundo social dos Bombeiros – D. Amália Policarpo, benemérita que deixou mais de 56 mil euros aos Bombeiros da Benedita, valor com o qual o fundo foi criado. A partir de agora, 5% de todas as angariações serão destinadas a este fundo que, entre outras valência, vai apoiar a natalidade, a educação e outras causas sociais.
O acordo de empresa entre a associação e o Sindicato Nacional dos Bombeiros Profissionais foi outro dos grandes marcos da atual direção (que está a comemorar o seu primeiro ano de mandato), assim como o cartão de descontos para os associados e outros descontos para o corpo ativo. A criação de um monumento ao Bombeiro, provavelmente localizado na frontaria do quartel, está a ser projetada pelo escultor Thierry Ferreira.
“Queremos ter a melhor sala de Bombeiros, a fasquia está muito alta”, refere José Marques, esclarecendo que o espaço foi forrado a madeira e que foi instalado um recuperador de calor e frigoríficos e os bancos corridos foram trocados por mesas e cadeiras. A isso acresce uma sala de descanso, com sofás. Para o próximo ano está prevista também a criação da Fanfarra e da Aldeia do Bombeiro (um projeto de habitação corporativa com 33 pequenas casas). A melhoria do clima interno na instituição é outro dos grandes desafios. “Gostávamos de atingir o objetivo dos 1000 associados”, afirmou José Marques, explicando que atualmente têm cerca de 400 sócios pagantes. A criação de uma sopa solidária e do “Bosque dos Bombeiros”, são outras das ideias a desenvolver.
A corporação tem atualmente cerca de 30 bombeiros profissionais e 30 voluntários, além de cinco funcionários. No último ano, os Soldados da Paz da Benedita acorreram a 117 ocorrências e 1681 saídas. Percorreram 676 mil quilómetros e transportaram 8281 doentes.