Bombeiros das Caldas ganham nova ambulância

0
274

Na cerimónia do 126º aniversário houve direito a promoções no quadro de bombeiros

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha assinalou, no passado domingo, o 126º aniversário, numa cerimónia que decorreu na parada do aquartelamento da corporação na qual foi batizada uma nova ambulância de transporte de doentes, atribuídas medalhas prémios de reconhecimento a elementos do quadro de bombeiros.
Um dos momentos mais marcantes desta cerimónia foi a passagem de João José Plácido da Silva do Quadro Ativo para o Quadro de Honra da corporação da AHBVCR. Este ato “representa o culminar de uma vida ao serviço dos Bombeiros”, destacam os Bombeiros das Caldas. O soldado da paz findou o serviço ativo por ter atingido o limite de idade permitido legalmente. Além desta promoção, João José da Silva foi ainda promovido de Bombeiro de Segunda categoria para Bombeiro de Primeira.
Além desta distinção a Associação dos Bombeiros caldense atribuiu igualmente dois Galardões Prestígio, prémio atribuído pelo “reconhecido agradecimento pela dedicação e entrega a esta mui nobre causa”, refere a AHBVCR. Este galardão foi atribuído ao bombeiro João Plácido, que atingiu a marca de 37 anos de serviço na corporação caldense. Mereceu, ainda, esta distinção, a funcionária Eugénia Francisco, que atingiu 39 anos de serviço na corporação como operadora de telecomunicações.
As homenagens e distinções foram os momentos altos da cerimónia desta associação centenária, mas houve mais. Nos últimos anos, o parque de viaturas dos soldados da paz caldenses tem vindo a ser atualizado e, por ocasião de mais um aniversário, houve mais uma viatura a adicionar, com a aquisição de um novo veículo de transporte de doentes não urgentes que vem aumentar a frota para este serviço em particular, “assegurando a qualidade e conforto aos utentes por nós transportados”, nota a associação.
Esta viatura teve como patrono a empresa [dp]Soluções, que atua na área das soluções informáticas e presta, de resto, com a associação nesta área. Além do patrocinador, contribuiu para a aquisição da viatura o Município das Caldas da Rainha.
Nesta sessão solene, a AHBVCR atribuiu medalhas da Liga dos Bombeiros Portugueses como reconhecimento “dos bons e efetivos serviços prestados pelos bombeiros agraciados” dos graus Cobre (5 anos), Prata (10 anos) Ouro de 1 estrela (15 anos), 2 estrelas (20 anos) e Dedicação (25 anos) e ainda a medalha Altruísmo Grau Ouro (30 anos). ■