Soldados da paz têm doado verba além de contribuírem com mão-de-obra para melhorar estrutura com 40 anos
O quartel dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha foi inaugurado há mais de 40 anos, mas nos últimos anos tem vindo a receber uma série de melhoramentos que têm vindo a tornar aquela estrutura num espaço mais moderno e com melhores condições para os seus operacionais. Mas há um pormenor interessante, e que eleva a outro nível o espírito de altruísmo dos soldados da paz, é que parte do esforço destes melhoramentos tem sido realizado através das dádivas dos próprios bombeiros, tanto em termos financeiros, como de mão-de-obra.
Só este ano, foram mais três as intervenções realizadas para melhorar as condições do quartel dos bombeiros caldenses, a começar pela sala de formação. “Hoje temos uma sala com todas as condições para as nossas instruções internas ou para receber cursos da Escola Nacional de Bombeiros”, refere o comandante Nelson Cruz. A outra intervenção já concluída foi a construção de uma terceira camarata masculina. O quartel passou a dispôr de quatro camaratas, uma delas feminina.
Doação de 5600 euros permitiu renovação da sala do bombeiro
Em fase de conclusão está a completa renovação da sala do bombeiro. Nelson Cruz realça que esta intervenção era fundamental, uma vez que o espaço, destinado ao descanso dos bombeiros em serviço, “tinha bastantes anos e já não tinha a dignidade que queríamos que tivesse”. Devido à limitação de verbas, a intervenção não era para ser feita ainda, mas foi possível devido ao espírito de missão dos próprios bombeiros. A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil atribuiu, este ano, uma verba próxima dos 5600 euros para distribuir pelos bombeiros devido ao trabalho prestado na área do socorro e do pré-hospitalar no âmbito da covid-19. Em reunião, os soldados da paz decidiram atribuir essa verba à Associação Humanitária para renovar por completo a sala do bombeiro. A direção da associação também contribuiu para que a obra fosse possível. Além da verba, os soldados da paz ajudaram ainda com mão-de-obra voluntária, como têm feito quer na manutenção do edifício, quer no parque de veículos da corporação.
Será um espaço novo, com sofás, televisão, acesso à internet e outras comodidades. Também a casa de banho que lhe está associada ficará nova.
Nos últimos sete anos, foram já inúmeros os trabalhos realizados para tornar o quartel mais funcional e moderno. Todas as camaratas foram renovadas, foram construídos um ginásio e um novo auditório. Foi ainda substituído todo o piso do quartel e os telhados de amianto. A parada recebeu um novo piso, os portões das garagens foram substituídos e foi, ainda, coberta a parada interior e também executados trabalhos para melhorar a imagem exterior.
Nelson Cruz diz que ainda há trabalho a fazer, “mas temos vindo a fazer a pouco e pouco e estamos mais perto do final” e destaca o espírito dos seus bombeiros. “Para quem está no Comando e em órgãos de direção, é uma satisfação enorme quando percebe que tens pessoas desta natureza”. ■