Caldas acolhe jornadas sobre saúde escolar

0
463

Entre os dias 11 e 13 de Julho vão realizar-se as I Jornadas Pedagógicas da Região Oeste Norte, organizadas pela Unidade de Saúde Pública Zé Povinho e pelo Centro de Formação da Associação de Escolas Centro-Oeste (CFAE).
A iniciativa destina-se a professores, profissionais de saúde e a outros profissionais interessados na área da Saúde Escolar.

No primeiro dia vão decorrer as conferências “A prática docente e a Síndrome de Burnout”, por Inês Campos Matos (médica interna de Saúde Pública) enquanto que Renato Martins falará sobre “Estilos de vida e comportamentos relevantes para a saúde dos alunos do ensino secundário da Região Oeste”.
À tarde, realizam-se três workshops. Um de Saúde Oral com a equipa do ACES Oeste Norte e com os higienistas Cristina Ferreira e Mário Rui Alves, e um outro dedicado à Yoga do Riso, com Joanne Helms da Escola do Riso. Na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste terá lugar um terceiro workshop, dedicado à Cozinha e à Comida Saudáveis. No dia 12 de Julho, os mesmos workshops terão lugar de manhã e à tarde.
A 13 de Julho, durante a manhã, serão partilhados os projetos de Saúde Escolar dinamizados nas Escolas do ACES Oeste Norte, Arco Ribeirinho e Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano. À tarde está prevista a conferência “Neurociência do Sorriso e Smile Dance nas Escolas – Como é que sorrir pode transformar o cérebro, mudar a educação, a nossa vida profissional e familiar?” pela médica Cristina Baptista. Segue-se a apresentação e entrega dos Prémios da Maçã dos Afetos.
As inscrições para estas jornadas podem ser feitas através do CFAE em www.cfaecentro-oeste.pt