A Semana Europeia da Mobilidade (SEM) vai ser assinalada nas Caldas da Rainha, entre 16 e 22 se setembro, com diversas atividades, a que se juntam medidas permanentes como a criação de zonas 30 junto à Escola Básica do Bairro da Ponte. Foram criadas novas passadeiras e rebaixado o passeio para peões, pintada sinalização horizontal em estradas e arruamentos do concelho, criadas lombas redutoras de velocidade e lugares de estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida.
Durante a semana de 16 a 22 de setembro o Toma será gratuíto e em cada autocarro passará um vídeo de sensibilização da Semana Europeia da Mobilidade. A Praça 25 de Abril acolherá uma exposição de carros elétricos. Serão feitas atividades didáticas nas escolas básicas do concelho e, no dia 20 de setembro, a Rua Heróis da Grande Guerra estará encerrada ao trânsito para acolher atividades lúdicas para as crianças. No dia seguinte, durante a manhã, decorrerá uma caminhada para conhecer a fauna e flora da Reserva Natural do Paul de Tornada e, no Largo 1º Sargento Peixoto, terá lugar um piquenique comunitário, a partir das 12h00.
No domingo, Dia Europeu sem Carros, o trânsito estará interdito na Rua Heróis da Grande Guerra. Nessa rua e na Rua Miguel Bombarda haverá um percurso com equipamentos de mobilidade reduzida e, entre o cruzamento com a Rua Eng. Duarte Pacheco e a Rua Coronel Soeiro de Brito, decorrerão atividades desportivas. Haverá ainda um percurso de bicicleta pela cidade e, no Chão da Parada, decorrerá uma cãominhada solidária.
O tema da SEM é “Espaço Público Partilhado” e as várias atividades propostas visam um incentivo à mudança de comportamentos a favor da mobilidade ativa, do transporte público e outras soluções de transporte limpas e inteligentes. ■