Autarquia obidense revogou a licença especial de ruído durante o mês de agosto
Os moradores da Rua do Mastro, no Bom Sucesso (Óbidos) queixaram-se à Gazeta das Caldas do ruído provocado pelas obras de construção do empreendimento Lagoon Village.
Ricardo Matos, que é um dos moradores, explica que as obras estavam a decorrer com normalidade, mas a presença das gruas, há cerca de seis meses, veio causar incómodo. “O maior problema é o ruído constante e cada vez mais cedo”, apontou.
Os moradores queixam-se que o barulho do ligar da grua “acorda toda a gente” e que ocorre, por sistema, antes da hora permitida.
“A gota de água foi no feriado do 25 de abril, em que acordámos com o barulho da grua e chamámos a GNR”, conta, referindo que as obras “tiveram que parar porque não tinham licença para trabalhar aos feriados”.
O mesmo morador foi então à reunião de Câmara, em julho, para dar conhecimento do caso e pedir que não fosse renovada a licença especial de ruído que permitia à empresa começar a trabalhar às 7h00. O presidente da Câmara, Filipe Daniel garantiu que tal não iria acontecer, mas acabou mesmo por se verificar, levando novamente a queixas dos moradores.
Contactado pela Gazeta das Caldas, o presidente da Câmara de Óbidos, Filipe Daniel, esclareceu que tal se deveu a um desencontro, uma vez que o vereador responsável – Telmo Félix – não estava nessa reunião (estava fora do país, em representação do município) e, quando regressou, renovou a licença.
“A licença foi imediatamente revogada”, garantiu, notando que “tudo o que disse em sede de reunião de Câmara foi cumprido”.
Filipe Daniel não descarta, ainda assim, que possam vir a emitir nova licença especial de ruído.
O autarca explicou também que esta licença especial se prende com um motivo: os trabalhadores são do Norte e, desta forma, conseguem não trabalhar na tarde de sexta-feira (permitindo-lhes estar com as famílias, mas também garantir o descanso dos moradores da zona mais tempo). ■