As atividades de promoção e dinamização das termas foram realizadas no âmbito do programa PROVERE
Tradicionalmente associado ao dia do santo padroeiro local, o Banho Santo era um ritual anual em que o banho era “abençoado” e valia por sete, numa busca pela “cura das águas”. O grupo Nascentes D’água, recriou esta tradição ancestral, com um espetáculo, que decorreu no passado domingo de manhã, no Largo Rainha D. Leonor.
O espetáculo ligado às águas, com artes circenses e uma narração sobre a importância das águas, começou a ser apresentado a 7 de abril, nas Termas do Carvalhal e, durante os próximos meses, continuará “em palco”, percorrendo todas as estâncias associadas.
A iniciativa, organizada pela rede Termas Centro e que assinalou o Dia Oficial Termas Centro, contou ainda com animação itinerante com a Fanfarra Bizarra, pelas ruas da cidade, e visitas guiadas ao rés do chão do Hospital Termal, nomeadamente à zona da piscina da Rainha.
A rede Termas Centro, resulta do PROVERE – Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos, iniciado em 2019, com o objetivo de valorizar as estâncias termais da região Centro, dado o recurso endógeno água mineral natural, que está na origem das termas. Esta valorização assentou nos projetos-âncora “Animação”, “Comunicação e Marketing”, “Inovação e Estruturas de Animação Permanente” e “Aldeias do Conhecimento”.
Mais animação até junho
Para as Caldas da Rainha estão previstas mais duas ações de animação, no âmbito do PROVERE, até ao final de junho, com o intuito de dinamizar as termas, explicou o presidente da Câmara, Vítor Marques, à Gazeta das Caldas.
Nas Termas das Caldas continuam a funcionar apenas os tratamentos de inalação, no Balneário Novo, mas a autarquia prevê que no final de junho possam começar a funcionar os tratamentos musculoesqueléticos na ala sul do Hospital Termal.